Atividades em Família

6 atividades de Dia da Criança

Saiba quando é o Dia Mundial da Criança e conheça algumas sugestões de atividades e trabalhos para alegrar este dia.
Atividades Dia Mundial da Criança

Atualizado a 17/05/2023

O Dia Mundial da Criança é uma data muito importante que se celebra anualmente a 1 de junho. Habitualmente, neste dia as crianças recebem presentes, mas mais do que isso, o objetivo é relembrar os direitos das crianças.

Descubra como surgiu o Dia da Criança e conheça algumas sugestões de atividades para fazer com os mais pequenos.


Quando é o Dia Mundial da Criança?


Em Portugal e alguns países lusófonos, o Dia Mundial da Criança assinala-se no dia 1 de junho. No entanto, a data em que acontece a sua celebração varia de país para país. Este dia foi assinalado pela primeira vez em 1950 com o propósito de sensibilizar a população para os problemas que milhões de crianças enfrentavam por todo o mundo.

Curiosamente, esta data é anterior à própria Declaração Universal dos Direitos da Criança. Aprovada pela ONU em 1959, cerca de 9 anos depois do primeiro Dia Mundial da Criança, é neste documento que se reúnem os direitos essenciais para um crescimento físico, mental e emocional saudável dos mais pequenos.

Nesta declaração estão inscritos os direitos à vida, à liberdade, à educação gratuita, aos cuidados médicos, à proteção contra qualquer forma de abuso, à segurança e ao seu desenvolvimento num ambiente harmonioso e pacífico. Também está previsto o direito a uma nacionalidade e a que sejam as crianças as primeiras a beneficiar de proteção e socorro.

Por fim, a declaração luta contra todas as formas de abandono, crueldade e exploração. Tudo isto independentemente da sua idade, raça, cor, sexo, religião, nacionalidade ou origem. O Dia Mundial da Criança existe precisamente para celebrar estes direitos.


Atividades para o Dia da Criança


Neste dia tão especial, deixamos-lhe algumas sugestões de atividades que pode fazer com os seus filhos.


1. Jogo da cabra-cega


A primeira sugestão é promover alguns jogos de infância dos pais. A cabra-cega é um desses jogos, cuja tradição foi passada de geração em geração.

Neste jogo, é escolhida uma pessoa para ser a cabra-cega, que, com uma venda nos olhos, terá de apanhar outros jogadores e adivinhar o seu nome. Gargalhadas não vão faltar!


2. Corrida de sacos


A corrida de sacos promove o exercício físico e proporciona momentos de brincadeira e diversão. Precisa apenas de preparar atempadamente alguns sacos grandes e resistentes. Depois, vão a um jardim ou parque perto de casa, tracem a meta e coloquem-se nas vossas posições. É certo que pode haver alguns tropeções, mas será um dia para guardar na memória!


3. Caça ao tesouro


Uma brincadeira que é sinónimo de infância. Algumas horas antes da brincadeira começar, esconda um brinquedo algures na casa (pode também fazer o jogo no jardim ou parque). Depois, prepare algumas pistas, e espalhe-as em diferentes divisões. De preferência, as pistas devem estar encadeadas, sendo que uma leva à outra até ao tesouro final. Um belo plano que vai intrigar a pequenada.


4. Desenho maluco


Esta atividade consiste em fazer um desenho com a ajuda dos vários membros da família. Vai precisar de várias folhas de papel (tantas quanto o número de participantes da brincadeira) e canetas de várias cores.

Para começar, dobre as folhas em partes iguais e junte-as como se de um leque se tratasse. Cada jogador vai desenhar uma parte do corpo, começando pela cabeça. Quando o primeiro jogar acabar de desenhar, dobra a parte pintada para dentro de forma que não se veja, e passa o papel ao jogador do lado para que este continue o desenho. E assim sucessivamente, até chegar ao último jogador, que deverá desenhar os pés.

No final, abra todas as folhas e veja como ficou o corpo completo. Pode ainda repetir o jogo com animais, monumentos ou paisagens. Encontre os materiais aqui na loja do Continente Online.


5. Árvore Genealógica


Este Dia da Criança, faça a árvore genealógica da sua família! Para o conseguir, precisa de cartolina e de imprimir algumas fotos dos membros da família e cola. A árvore vai sendo preenchida à medida que cada membro for falando do seu núcleo familiar mais próximo (mães, pais e irmãos).

No decorrer desta atividade, os seus filhos vão conhecer familiares que se calhar não conheciam e ouvir histórias que nunca ouviram. Uma brincadeira que promove a proximidade e cumplicidade entre todos.


6. Pouco a pouco se enche o balde


Uma brincadeira que vem mesmo a calhar nos dias mais quentes. Pegue em dois baldes, um meio-cheio e outro vazio, e coloque-os a uma distância de 5 metros. O objetivo é que as crianças corram de um para o outro transportando a água, recorrendo para isso a taças ou tigelas de plástico.

Uma brincadeira bem divertida que promete muita diversão, água e gargalhadas. Pode também trazer alguma frustração, pelo que é importante ser paciente e ajudar a criança a lidar com as emoções que podem surgir.


Os melhores brinquedos para o Dia Mundial da Criança?


É verdade que o melhor presente para este Dia Mundial da Criança é mesmo estar presente, e planear atividades divertidas em conjunto. Mas se quiser dar um toque ainda mais especial e tornar esta data verdadeiramente inesquecível, então prepare também um dos brinquedos mais desejados pelos mais novos. Aqui ficam algumas sugestões para cada idade.


Acima dos 3 anos


A casa de jardim Forest é uma excelente prenda para crianças acima dos 3 anos de idade. Tem duas portas e duas janelas laterais para favorecer a interação e as brincadeiras entre os mais pequenos. Em alternativa, e para a mesma faixa etária, a Casa de Bonecas Gabby’s Dollhouse vem equipada com tudo para um presente de sonho: gatinhos fofos, trabalhos manuais excêntricos e magia colorida. Tudo numa casa com mais de 60 cm de altura.


Acima dos 5 anos


Para os fãs de Lego também não faltam opções. A Casa de Família é um conjunto muito completo, com uma cozinha bem equipada e até com máquina para fazer batidos. No exterior é possível cultivar legumes, dar banho ao Labrador Retriever ou jogar hockey. Perfeita para crianças acima de 5 anos.


Acima dos 6 anos


Acima dos 6 anos, o conjunto de trilhos Hot Wheels Acrobacias de Fogo é uma grande escolha. Ao todo, são 16 componentes de construção de trilhos e acrobacias numa caixa prática de armazenamento transportável entre brincadeiras. Toda a adrelina Hot Wheels num percurso emocionante com curvas que desafiam a gravidade.


Acima dos 7 anos


E para crianças acima dos 7 anos, há poucas prendas como este espetacular conjunto Lego de autocaravana e barco à vela. A caravana reboca um barco para junto de um lago, onde se pode velejar! Relaxar à beira do lago, fazer amizade com um guaxinim e dormir sob as estrelas são atividades que prometem horas de diversão em família.


Estas são apenas algumas sugestões para tornar este dia ainda mais especial. Se procura outras atividades, espreite estas atividades outdoor para crianças. Se o tempo não permitir a realização de atividades no exterior, veja ainda atividades para fazer com as crianças em casa.

Acima de tudo, divirta-se com estas atividades do Dia da Criança e passe um bom com os mais pequenos, sem se esquecer de lhes explicar a importância desta celebração.