System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]

Sala

Sugestões de peças decorativas para a sala

Não tem espaço para um quadro gigante? Descubra como simples peças decorativas elevam a decoração da sala.

Mesmo quando não há espaço para um quadro que ocupa a parede inteira, é sempre possível criar uma galeria de peças decorativas com muita “arte” e alto impacto visual. Até porque são os detalhes na decoração que fazem toda a diferença!

Para o ajudar a tornar a sua sala ainda mais moderna e divertida, reunimos algumas dicas e sugestões de peças decorativas para sala. Confira.
 

Como combinar peças decorativas

Blocos de cores para a sala

Um truque muito utilizado pelos designers de interiores para elevar de tom uma sala neutra é dar voz a uma parte da divisão com peças decorativas numa única cor (ou em variações do mesmo tom), como:

  • Azuis profundos: peças de cerâmica ou vidro azul-marinho, cobalto e índigo ganham vida sobre uma parede clara. Para tornar o conjunto mais interessante, use um número ímpar de peças de decoração, com alturas e formas variadas.

  • Vermelhos quentes: crie um foco de atenção numa zona específica da sala com um conjunto de peças, funcionais e decorativas, da mesma família de cor (do vermelho ao terracota): um tapete, um candeeiro, almofadas, um banco, cestos ou livros. E quando se cansar, são suficientemente versáteis para as recolocar noutro ambiente.

  • Amarelos ensolarados: mostre o seu estilo! Colocar uma cortina amarela num recanto com janela e juntar uma poltrona da mesma família de cor é um ‘must’. Complemente com jarras de vidro ou cerâmica com umas belas flores... amarelas, claro!

  • Tonalidades de verde: Tropical vintage ou urban jungle são tendências de decoração assentes nas cores da natureza. Crie um recanto verde e dê mais vida à sala, misturando peças decorativas da coleção Botanic com plantas frescas e artificiais. Saiba quais são as melhores plantas para ter em casa e descubra como fazer um jardim vertical.

Peças que dialogam entre si

Escolha peças decorativas que sejam a sua “cara” e que transmitam uma sensação de pertença e bem-estar.

A par disso, não sobrecarregue demais a sala: se gosta de um estilo ou de uma influência cultural específica, combine-o com outros elementos neutros. Deixe que os objetos “falem” entre si, dos maiores (quadros, almofadas) aos mais discretos (velas ou caixas de arrumação).

 
Um recanto de memórias

Não é preciso ser demasiado literal com as peças decorativas. Que tal criar um espaço na sala dedicado a coleções, a recordações que trouxe das suas viagens ou com molduras que expõem os seus interesses? Afinal, são estas peças que trazem autenticidade ao lar e garantem à decoração um estilo único!
4 sugestões de peças decorativas para sala

1. Têxteis

Os têxteis são elementos decorativos muito importantes em qualquer divisão, e a sala não é exceção.

Se o mobiliário da sala já é mais neutro, seja ousado nas cortinas, nos tapetes, nas almofadas decorativas ou até nas mantas do sofá. É através destes elementos que pode trazer mais cor e diversão para a sua sala e, quando se cansar ou quiser mudar o mood da divisão, pode facilmente substituí-los.

2. Plantas e Flores

As plantas e as flores trazem mais vida e cor à sua sala. Sejam elas naturais, secas ou artificiais, as plantas devem mesmo fazer parte da sua lista de peças decorativas para a sala.
3. Espelho, molduras e quadros

Crie um mural de fotografias, uma parede com diferentes espelhos, molduras, quadros ou posters. Na verdade, este tipo de quadros usados como peças decorativas para o aparador (pousados sobre o mesmo) são cada vez mais uma tendência de decoração.
 

4. Jarras e vasos

As jarras e os vasos quando combinados entre si, com tamanhos, cores, formas e texturas diferentes, tornam-se excelentes peças decorativas para tornar a sala mais moderna, elegante e ao mesmo tempo divertida. São normalmente objetos mais pequenos que pode mudar facilmente sempre que quiser. 


Do chão às paredes, deixe-se inspirar pelas nossas dicas e sugestões para decorar a sala como um profissional.