Mesmo quando não há espaço para um quadro que ocupa a parede inteira, é sempre possível criar uma galeria de peças decorativas com muita “arte” e alto impacto visual. Até porque são os detalhes na decoração que fazem toda a diferença!
Para o ajudar a tornar a sua sala ainda mais moderna e divertida, reunimos algumas dicas e sugestões de peças decorativas para sala. Confira.
Como combinar peças decorativas
Blocos de cores para a sala
Um truque muito utilizado pelos designers de interiores para elevar de tom uma sala neutra é dar voz a uma parte da divisão com peças decorativas numa única cor (ou em variações do mesmo tom), como:
- Azuis profundos: peças de cerâmica ou vidro azul-marinho, cobalto e índigo ganham vida sobre uma parede clara. Para tornar o conjunto mais interessante, use um número ímpar de peças de decoração, com alturas e formas variadas.
- Vermelhos quentes: crie um foco de atenção numa zona específica da sala com um conjunto de peças, funcionais e decorativas, da mesma família de cor (do vermelho ao terracota): um tapete, um candeeiro, almofadas, um banco, cestos ou livros. E quando se cansar, são suficientemente versáteis para as recolocar noutro ambiente.

- Amarelos ensolarados: mostre o seu estilo! Colocar uma cortina amarela num recanto com janela e juntar uma poltrona da mesma família de cor é um ‘must’. Complemente com jarras de vidro ou cerâmica com umas belas flores... amarelas, claro!
- Tonalidades de verde: Tropical vintage ou urban jungle são tendências de decoração assentes nas cores da natureza. Crie um recanto verde e dê mais vida à sala, misturando peças decorativas da coleção Bohotanic com plantas frescas e artificiais. Saiba quais são as melhores plantas para ter em casa e descubra como fazer um jardim vertical.
Peças que dialogam entre si
Escolha peças decorativas que sejam a sua “cara” e que transmitam uma sensação de pertença e bem-estar.
A par disso, não sobrecarregue demais a sala: se gosta de um estilo ou de uma influência cultural específica, combine-o com outros elementos neutros. Deixe que os objetos “falem” entre si, dos maiores (quadros, almofadas) aos mais discretos (velas ou caixas de arrumação).
Um recanto de memórias
Não é preciso ser demasiado literal com as peças decorativas. Que tal criar um espaço na sala dedicado a coleções, a recordações que trouxe das suas viagens ou com molduras que expõem os seus interesses? Afinal, são estas peças que trazem autenticidade ao lar e garantem à decoração um estilo único!
1. Têxteis
Os têxteis são elementos decorativos muito importantes em qualquer divisão, e a sala não é exceção.
Se o mobiliário da sala já é mais neutro, seja ousado nas cortinas, nos tapetes, nas almofadas decorativas ou até nas mantas do sofá. É através destes elementos que pode trazer mais cor e diversão para a sua sala e, quando se cansar ou quiser mudar o mood da divisão, pode facilmente substituí-los.
2. Plantas e Flores
As plantas e as flores trazem mais vida e cor à sua sala. Sejam elas naturais, secas ou artificiais, as plantas devem mesmo fazer parte da sua lista de peças decorativas para a sala.

As jarras e os vasos quando combinados entre si, com tamanhos, cores, formas e texturas diferentes, tornam-se excelentes peças decorativas para tornar a sala mais moderna, elegante e ao mesmo tempo divertida. São normalmente objetos mais pequenos que pode mudar facilmente sempre que quiser.

Crie um mural de fotografias, uma parede com diferentes espelhos, molduras, quadros ou posters. Na verdade, este tipo de quadros usados como peças decorativas para o aparador (pousados sobre o mesmo) são cada vez mais uma tendência de decoração.
5. Almofadas decorativas
As almofadas decorativas ajudam não só a tornar as tardes de cinema em casa mais aconchegantes e confortáveis, como ajudam a completar o sofá e a fazer a ligação com a restante decoração da sala. Tornam-se, assim, elementos decorativos e um suporte para momentos de convívio.
Mas calma. As almofadas decorativas não devem ser usadas apenas no sofá. Um cadeirão, uma cesta de vime, uma estante ou até o chão são ótimos locais para adicionar almofadas decorativas.
O segredo está em brincar com almofadas decorativas de vários tamanhos, das almofadas grandes às mais pequenas, formatos (redondos, quadrados, retangulares), cores e texturas para uma sala moderna e elegante.

- Para compor um sofá, aposte entre 3 e 8 almofadas. Numa cama, além das almofadas que vai usar para dormir, pode acrescentar mais 3 almofadas decorativas (duas quadradas e uma redonda, por exemplo);
- Crie combinações entre almofadas quadradas e redondas para camas ou sofás mais pequenos. Se o seu sofá ou a sua cama forem de maiores dimensões, as almofadas quadradas e retangulares ajudam a preencher o espaço sem o sobrecarregar;
- Na hora de escolher as suas almofadas decorativas respeite a paleta de cores da restante decoração da divisão para que tudo fique mais harmonioso. Neste outono/inverno, as tendências apontam para tons quentes e ricos como verdes profundos, azul, amarelo e terracota para divisões mais acolhedoras e cheias de personalidade;
- Para destacar um sofá ou uma poltrona de cor sólida, acrescente uma almofada decorativa num padrão tropical ou geométrico.
- Pode ainda combinar padrões iguais, sem sobrecarregar demasiado o ambiente. Numa cama, por exemplo, pode optar por lençóis de uma cor sólida e neutra e uma colcha e umas almofadas decorativas num padrão tropical, como mostra a coleção Bohotanic. O equilíbrio perfeito para um quarto relaxante e elegante.
