Escritorio Sustentável

Casa Sustentável

Como ter um escritório sustentável em 7 passos

Com o aumento do número de horas passado no escritório de casa, é importante torná-lo sustentável. Saiba mais aqui!
O teletrabalho tornou-se uma realidade para muitos de nós e com o aumento do número de horas passado no escritório de casa, é importante diminuir a pegada de carbono nesse espaço. Aqui ficam algumas ideias.
Home office: 7 dicas para um escritório sustentável

1. Livre-se do papel

Vá buscar uma app gratuita para usar como scanner (digitalizador) e use o seu telefone para passar os seus documentos em papel para formato digital.

Também vai precisar de uma versão digital da sua assinatura – basta fazê-la uma vez com tinta e papel e guardá-la. Dessa forma, não vai precisar de imprimir a folha.


2. Adapte os cartões de visita

Deixe de parte os seus habituais cartões de visita em papel. Opte pela versão digital no seu smartphone através de aplicações como a EcoCard: além de ser mais amigo do ambiente, terá sempre o seu cartão à mão.

Se preferir mesmo os cartões mais tradicionais, utilize papel reciclado.


3. Use tinteiros reciclados

Se a tinta ou o toner da sua impressora terminarem, dirija-se a uma loja especializada e peça para encher os tinteiros ou cartridges.

Desta forma, poderá reutilizar o mesmo tinteiro entre quatro a seis vezes e estará a ajudar o ambiente ao reduzir as emissões de CO2.


4. Desfrute da luz natural

Abra a janela e as cortinas, não só para melhorar a qualidade do ar, mas também para permitir a entrada de luz natural no seu escritório (o que influencia a produtividade). Desta forma, poderá desligar as luzes artificiais, poupando energia.

Dê preferência às lâmpadas de LED que, embora mais caras, duram muito mais tempo e consomem menos energia.


5. Decoração sustentável

Decore o seu escritório em casa com materiais amigos de planeta, como um tapete de sisal.


6. Limpe os monitores com eficácia

A melhor maneira de limpar um monitor ou um touch-screen é com água ou com uma solução de água destilada e vinagre branco de limpeza vaporizados num pano (não no ecrã).


7. Materiais para escrever

Dê preferência aos lápis, canetas de tinta permanente ou canetas feitas de materiais reciclados, bambu ou fibras naturais.


Veja ainda outras dicas para ter uma casa mais sustentável, do quarto à sala de estar.