Casa Sustentável

Como ter uma sala de estar sustentável

A sala de estar é, geralmente, uma das áreas da casa onde passamos mais tempo. Saiba como tornar a sua sala sustentável!
A sala de estar é, geralmente, uma das áreas da casa onde passamos mais tempo. Por isso, quer-se o mais confortável possível. E também o mais sustentável possível, para nosso bem e do planeta. Siga as dicas.
5 dicas para uma sala de estar sustentável

1. Opte por tapetes ecológicos

Certifique-se que não compra tapetes feitos de pele de animais para proteger as espécies em perigo ou até em extinção.

Existem tapetes feitos de algodão, lã ou materiais reciclados em várias formas e cores. Uma forma de decorar sem aumentar a sua pegada de carbono.


2. Móveis de materiais sustentáveis

Opte por móveis que são fabricados com madeiras certificadas, provenientes de ecossistemas sustentáveis. Ou então certifique-se que são feitos com madeiras recicladas em vez de outros materiais sintéticos.

O bambu, a cortiça, o pinho maciço, o carvalho, são apenas alguns exemplos de matérias-primas pelas quais pode optar. Ao comprar este tipo de mobiliário, está a melhorar ainda a sua pegada ecológica, pois poupa preciosos recursos naturais.


3. Deixe o ambiente verde

Não é só no exterior que as plantas são bem-vindas. As plantas complementam a decoração, filtram o ar e contam com uma grande capacidade de absorção de
componentes poluentes.

Seja em vasos ou jardins verticais, as plantas fazem parte de uma composição saudável e aumentam o bem-estar.


4. Opte por tintas ecológicas

Quando decidir pintar as paredes da sua sala de estar, escolha tintas ecológicas.


5. Reinvente

Está cansada do seu sofá, ou do visual da sua sala? Reinvente: mude tecidos e compre usados.

Pense em todos os móveis antigos que existem, estimados, em lojas de artigos em segunda mão, sites de leilões, mercados de rua e vendas de garagem.

Encare estas peças como artigos vintage. Com um toque de criatividade, pode tornar um achado numa peça exclusiva e verdadeiramente especial.