Teckel
Raças de Cão

Teckel: muita personalidade num corpo pequeno

O Teckel tem uma forte personalidade que extravasa o seu pequeno corpo. Dono de uma energia inesgotável, este é o famoso “cão salsicha”, ideal para qualquer família. Descubra tudo sobre a raça.

Os Teckel, ou Dachshunds como são conhecidos na Alemanha, o seu país de origem, são uma excelente adição a qualquer família. A aparência fofa e disposição animada inspiraram muitas alcunhas afetuosas, incluindo a mais popular: cão salsicha. Descubra tudo sobre a origem e características da raça.

História e Origem

De origem alemã, o Teckel é também denominado Dachshund e resultou do cruzamento de um formato de Sabujo Bruno de Jura com Pinscher.

“Dachshund” é uma palavra alemã que significa “cão texugo” (Daschs + Hund), tendo a história alemã da sua raça cerca de 600 anos. Como o próprio nome indica, este cão foi desenvolvido para cavar com entusiasmo longos caminhos, até às tocas de texugos. O seu corpo longo e baixo parece desenhado à medida deste trabalho subterrâneo.

A inteligência, coragem, perseverança e força, características do Teckel que hoje conhecemos, foram introduzidas pelos seus ancestrais há muito tempo para os equipar para esta missão. O latido, surpreendentemente, alto e forte também é outra herança destas suas raízes. Tal, permitia que o parceiro de caça, presente acima do solo do Teckel, marcasse a localização subterrânea de seu cão.

Hoje, os Dachshund ou Teckel são um símbolo da identidade alemã e muito procurados por todos os amantes de cães.

Tamanho

Os Teckel têm três variedades principais: Standard, Anão e Kaninchen, dependendo da dimensão e tipo de pelo.

Robustos, compridos e de baixa estatura, todas as variações de Teckel apresentam músculos bem desenvolvidos. A pele é elástica e flexível, sem enrugamento excessivo. Apesar de ser mais longo, do que propriamente alto, o Teckel é ainda assim equilibrado, com uma postura de cabeça ousada e confiante, bem como uma expressão inteligente e alerta.

O tamanho depende da variedade da raça: um Teckel Standard terá um peso inferior a 9 kg, o Teckel Anão, menos de 4 kg, e o Teckel Kaninchen um peso inferior a 3,5 kg.

Pelagem

três tipos de pelo para cada uma das três variedades do Teckel: pelo curto, sendo denso e acamado; pelo comprido, apresentando-se macio, levemente ondulado, mais longo sob a garganta, sob o tronco, nas orelhas, parte superior dos membros e na cauda (franjas). Por fim, os com pelo duro, com sub-pelo, bigodes e sobrancelhas tufados e pelo praticamente raso nas orelhas.

Personalidade

O Teckel é muito independente e não aceita estranhos com facilidade. É lutador, dominante e não descansa enquanto não obtém o que deseja. Na maior parte do tempo do tempo, é afetuoso e alegre, mas possessivo

A personalidade também difere, consoante o tipo de Teckel. O de pelo curto é o mais ativo, o de pelo duro é o mais rústico e caçador, e o de pelo longo é o mais calmo. Todos devem ter, desde cachorro, uma educação firme, mas com ternura. 

Problemas de saúde mais comuns

A esperança média de vida é de 14 a 17 anos. Podem sofrer de problemas oculares (queratite superficial crónica, cataratas), problemas neurológicos (hérnias discais, epilepsia) e problemas cardíacos (insuficiência da válvula mitral).

Para cuidar a saúde do Teckel, é importante manter uma boa dieta e fazer exercício, que lhe permita manter a tonificação muscular.

Para evitar problemas discais, nas costas longas do Dachshund, o cão não deve ganhar excesso de peso. Como a maioria dos cães com orelhas caídas, os Teckel são suscetíveis a infeções de ouvidos, se suas orelhas não forem mantidas limpas.

O Teckel é um bom e versátil companheiro. Com a sua variedade de tamanhos, cores, tipos de pelo e personalidades, há um destes animais para quase qualquer pessoa, quer viva na cidade ou no campo.