Raças de Cão

Schnauzer: espírito enérgico e dominador nato

O nome da raça Schnauzer provém da palavra alemã “Schnauze”, que tem como significado “focinho”. Uma descrição que deriva do seu característico focinho com pelo eriçado. Descubra mais sobre esta raça de espírito vivo.

O cão Schnauzer é um animal de quatro patas conhecido pelo seu espírito enérgico, dedicado e dominador, que o torna numa raça facilmente adaptável.

Uma ótima companhia para famílias com crianças, como também para desempenhar funções de vigilância. Saiba mais sobre esta raça originária do sul da Alemanha.

História e Origem

Originário da Alemanha, o Schnauzer encontra-se atualmente dividido em três variedades, de acordo com seu porte: Schnauzer miniatura, Schnauzer médio e Schnauzer gigante.

Sabe-se que a criação do Schnauzer standard começou durante o século XV, no sul da Alemanha, sendo utilizado para a condução do gado. Contudo, devido à sua personalidade multifacetada começou a desempenhar muitas mais funções como: cão de guarda, acompanhante de viagem, caçador de ratos, entre outros.

Ao longo da história, o cão Schnauzer foi destacado pela sua elegância natural em pinturas de famosos artistas como Rembrandt.

Tamanho

O cão Schnauzer sofreu cruzamentos que originaram três variedades, que se definem por diferentes estaturas:

Schnauzer miniatura

O tamanho, tanto do macho como da fêmea, varia entre os 30 a 36 cm, estando o seu peso entre os 4 e os 7 kg;

Schnauzer médio

As fêmeas comportam uma altura entre os 44 e 47cm, ao passo que os machos andam em torno dos 47 e os 50 cm; o peso é de aproximadamente 15 kg;

Schnauzer gigante (o cão de guarda)

Em termos de altura, as fêmeas apresentam entre 60 e 65 cm e os machos 65 a 70 cm; o seu peso varia entre os 30 e os 40 kg.

Pelagem

A pelagem dos cães Schnauzer é dura, áspera e de textura cerrada, sendo conhecido pela sua popular barba no focinho e as sobrancelhas arqueadas. A tonalidade do pelo varia entre os tons de negro puro ou “sal e pimenta”, negro e prata, bem como branco.

Personalidade

De temperamento adaptável, a qualquer contexto em que se encontre, o Schnauzer é um cão geralmente caracterizado por uma personalidade viva, cheia de energia e dominadora.

O Schnauzer gigante é uma variante mais calma do que o miniatura, que é um pouco mais excêntrico. É um cão muito dedicado e afetuoso, sendo indicado como cão de família.

O Schnauzer médio e o gigante são as variantes mais indicadas como cães de guarda, devido ao seu estado contante de vigilância.

Em termos de características inatas, o cão Schnauzer pode ser um cão de guarda, de defesa, de auxílio militar, bem como de companhia em ambiente caseiro.

Problemas de saúde mais comuns

Os problemas de saúde, que mais comumente, afetam a raça Schnauzer são:

Schnauzer miniatura

Problemas oculares (cataratas), problemas neurológicos (epilepsia), problemas dermatológicos e cardíacos;

Schnauzer gigante

Problemas articulares (displasia da anca), problemas neurológicos (epilepsia).

De um modo geral, a esperança média de vida desta raça é de aproximadamente 15 anos para o Schnauzer miniatura e médio, sendo que o Schnauzer gigante é de 12 anos de idade.

Em suma, o Schnauzer é um cão apropriado para diferentes contextos. É uma excelente companhia para uma família com criança, bem como uma ótima raça para desempenhar funções de vigilância.