Raças de Cão

Samoiedo: uma das raças mais antigas do Ártico

A raça Samoiedo é afetuosa, meiga e calma. É um cão com origem na Sibéria, tendo sido criado por tribos nómadas de caçadores e pescadores. Fique a saber mais sobre este animal proveniente desta vasta província russa.
O Samoiedo é originário de países nórdicos, foi utilizado em atividades de caça e guarda de rebanhos. Hoje em dia, é procurado pelo seu espírito amigável e enérgico que o torna um cão muito fácil de interagir com o ser humano.

História e Origem

O Samoiedo é uma das raças mais antigas do Ártico, tendo sido criada pelas tribos Samoiedos, ou seja, por povos indígenas do norte da Rússia. Este cão era usado como pastor de rebanhos, puxador de trenós, cão de guarda, ajudantes em atividades como a caça de ursos e morsas, bem como pesca.

Em 1890, chega pela primeira vez ao território inglês. O cão Samoiedo passa a ser cão doméstico em casa de famílias nobres da Inglaterra e utilizado para expedições polares. A Rainha Alexandra foi uma das aristocratas a ficar fascinada pela beleza e pelo lado dócil deste animal.

Tamanho

O crescimento do Samoiedo bebé torna-o num cão adulto de porte médio. Sabe-se que o samoiedo macho atinge entre os 53 e os 60 cm de comprimento, e pesa entre 20 e 30 kg. No caso da fêmea, varia entre os 48 e os 53 cm, e pesa entre 17 e 25 kg.

Pelagem

O pelo do cão Samoiedo é comprido, liso, denso e abundante. A sua pelagem caracteriza-se por tonalidades que vão desde o branco, creme e branco “biscuit” (pelo branco com manchas castanhas)

É uma pelagem que necessita de escovagem diária. Na altura da mudança de pelo, requer o uso de uma escova de desbaste.

Personalidade

Apesar de possuir uma personalidade enérgica, meiga, segura e sociável, este animal é caracterizado também por um temperamento independente. Por isso, a necessidade de uma educação firme é um requisito a ter em conta para donos de cães Samoiedo.

É uma raça que necessita de espaço e tempo para correr e brincar.

Problemas de saúde mais comuns

Os problemas de saúde mais comuns que esta raça enfrenta são:
  • Problemas oculares (cataratas, glaucoma);
  • Problemas cardíacos (estenose da pulmonar);
  • Problemas renais hereditários.
A esperança média de vida deste animal é de cerca de 12 anos de idade.

A elegância, calma e personalidade sociável são, de facto, pontos marcantes da raça Samoiedo. Um animal de origens russas que encanta qualquer pessoa que interage com o mesmo.