Pastor de Beauce
Raças de Cão

Pastor de Beauce: inteligente e vigilante

O Pastor de Beauce era utilizado na caça do javali e pastoreio, há mais de 400 anos. Ficou famoso pelo trabalho no exército e na polícia. Saiba tudo sobre esta raça.

Para além de ter uma personalidade marcante, o físico do Pastor de Beauce leva a que seja muitas vezes confundido com um Dobermann ou Rottweiler. A sua presença serve vários fins: é um cão de guarda, de defesa e socorrista, mas também uma excelente companhia. Descubra as origens e características desta raça.

Origem

O Pastor de Beauce é também conhecido por “Pastor Francês de Pelo Curto” ou “Meias Vermelhas” (Bas-rouge). Deve o nome ao seu local de origem, uma vasta região agrícola no sudoeste de Paris. Trata-se de uma antiga raça francesa, que se julga que tenha aparecido no século XVI e que se manteve quase inalterável até aos nossos dias.

De acordo com uma das teorias sobre a sua origem, o ancestral do Pastor de Beauce era um lobo. Esta versão é sustentada pela grande semelhança entre os animais, tanto na aparência externa, como também ao nível intracelular.

Só em 1863, numa exposição de cães realizada em Paris, o Pastor de Beauce foi apresentado ao público pela primeira vez. Com reconhecimento oficial obtido em 1896, o Pastor de Beauce acabou por se tornar muito popular em França, embora não seja tão conhecido além-fronteiras.

Tamanho

O tamanho do Pastor de Beauce macho varia de 65 a 70 centímetros e, a fêmea, entre 61 e 68 cm. O peso dos cães desta raça pode variar entre 40 e 50kg.

A cabeça é redonda e de tamanho proporcional ao restante corpo. As orelhas são altas, se não forem cortadas, podendo ser caídas ou semi-eretas. O pescoço do Pastor de Beauce é longo e musculado, tem um corpo atlético e peito bem desenvolvido.

Pelagem

O pelo do Pastor de Beauce é liso, grosso e curto em todo o corpo, não crescendo mais do que 3 ou 4 centímetros, embora seja mais raso na cabeça e ligeiramente franjado nas coxas e as zonas inferiores. O subpelo é espesso, fofo, da cor cinza rato.

O preto e bronzeado ou o preto acinzentado são duas cores tradicionais da raça. Pode ainda apresentar várias colorações com marcas de fogo na face e nos membros e debaixo da cauda, arlequim ou tricolor, ou cinzento com manchas pretas.

O Pastor de Beauce é um excelente cão de guarda, leal e corajoso.



Uma das características mais marcantes do Pastor de Beauce é a cor das marcas que descem dos membros até às patas: são avermelhadas, como se de umas meias se tratasse, surgindo então o apelido Bas-Rouge.

Apesar do pelo curto, são necessárias duas a três escovagens semanais, já que costuma ter muita perda ao longo do ano. Por sua vez, o banho deve ser ocasional e devem evitar-se os banhos longos durante o frio.

Personalidade

O Pastor de Beauce é um cão atento, inteligente, que cumpre eficazmente as tarefas que lhe são propostas e aprende rapidamente. Aprecia o ar livre, o exercício físico e os desafios ou jogos que experimenta com o dono.

É um excelente cão de guarda, porque possui um elevado sentido de proteção territorial. Acima de tudo, é leal e corajoso.

É um cão bastante equilibrado, relacionando-se bem com outros animais. Geneticamente, a sua inteligência e perspicácia fazem dele um bom parceiro de equipa.

O desejo de querer dominar e controlar pode surgir, podendo quase assumir o papel de responsável pelos outros animais ou humanos com quem convive, como se das suas ovelhas se tratasse. A proteção é um ponto forte da sua característica, sendo por isso também possível confiar-lhe crianças.

A separação a longo prazo pode adoecer o Pastor de Beauce, que anseia por passar belos momentos em família. A sua personalidade também é influenciada pelo seu estilo de vida, não aceitando muito bem a rotina e monotonia.

É um cão que precisa de gastar a sua energia diariamente. Assim, é importante disponibilizar-lhe tempo para a realização de exercícios físicos e mentais, atividades ao ar livre, incluindo passeios e muitas brincadeiras.

Problemas de saúde

A esperança média de vida do Pastor de Beauce é de 12 anos. Pode sofrer dos seguintes problemas de saúde:
  • Problemas estomacais;
  • Doenças cardíacas;
  • Displasia da anca;
  • Epidermolise bolhosa, um problema cutâneo hereditário.
Necessita ainda de exames regulares de quadril, coração e olhos.

O Pastor de Beauce pode transmitir uma primeira impressão de demasiado sério e pouco dado a brincadeiras, mas rapidamente demonstra o quão gentil pode ser, não apresentando agressividade ou timidez. É amigável e muito apegado à sua família, sendo um excelente companheiro para a vida. Se procura um cão vigilante e forte, para proteger a sua casa e acompanhar as crianças desde cedo, o Pastor de Beauce é provavelmente a opção certa.