Raças de Cão

Komondor: um cão protetor e corajoso

Descubra tudo sobre a raça de cão Komondor, qual a sua origem e quais as principais características. Saiba mais aqui!
Komondor é um cão de pastoreio de ovelhas, já existente na época do reino húngaro, na altura dos magiares. Fique a conhecer melhor esta raça. 

História e Origem

De acordo com a American Kennel Club, a raça Komondor descende de cães pastores da Ásia e surgiu na Hungria por volta do século IX.

Levado para a região da Hungria pelos cumanos, o nome deste cão significa "aquele pertencente aos cumanos" (em húngaro: quman-dur), sendo descendente do mastim tibetano.

Durante muito tempo, o Komondor foi utilizado para proteger as ovelhas contra os lobos e os ursos, uma vez que se escondia bem entre os rebanhos, graças à sua pelagem branca. Atualmente, continua a ser a raça de cães pastores preferida dos húngaros.

Tamanho

O Komondor é um cão de porte grande e apresenta uma estrutura poderosa e robusta.

Um macho pode ter entre 71 e 76 cm e 50-60 kg. Já a fêmea, tem uma altura média de 67 cm e pode pesar cerca de 40-50 kg.

Pelagem

A pelagem é uma das características mais marcantes desta raça. Devido à sua grossura e extensão, o Komondor está entre os cães com os pelos mais pesados. A pelagem pode ter até 2.000 divisões e pesar 6kg.

A sua pelagem branca é uma caraterística única nesta espécie, já que todo o corpo está coberto por uma manta encordoada de pelo denso e, normalmente, pouco brilhante. O comprimento varia entre os 15 a 27 cm e, normalmente, o sub-pelo é macio, em contraste com a camada externa de pelo.

O pelo deste cão nunca deve ser escovado. Devem separar-se as tranças com os dedos, de modo a ordená-las, a partir dos 8 meses de idade.

Personalidade

O cão Komondor é naturalmente atento, calmo e protetor, carregando assim a personalidade e traços típicos de um cão de guarda.

Apesar de não ser dos cães mais afetivos, é muito corajoso e está sempre alerta para defender a sua família e os rebanhos, pelos quais é responsável. Tal demonstra o seu espírito extremamente vigilante, fiel e intrépido.

Pelas suas características físicas e personalidade, a raça Komondor é adaptada ao exterior, e requer muito exercício físico. Além disso, precisa de espaço para gastar energia e brincar.

Tendo uma personalidade forte, requer alguns cuidados no que diz respeito à convivência. Como um cão de guarda normal, o Komondor tende a ver a presença de estranhos e de outros animais (de estimação ou não) como ameaça. Por isso, torna-se importante investir no treino destes cães.

Problemas de saúde mais comuns

O Komondor está propício a desenvolver:
  • Problemas nas articulações (displasia da anca);
  • Problemas dermatológicos;
  • Torção gástrica.
É essencial que fique atento a todas as possíveis alterações dermatológicas e ortopédicas, como displasia coxofemoral e osteodistrofia hipertrófica.

Apesar de ter uma personalidade forte, o Komondor é a raça perfeita para quem procura um cão fiel e protetor.
É um cão muito ativo, pelo que será importante ajudá-lo a gastar energia, através de exercícios e treinos.
Cuide do pelo do mesmo, aposte numa boa alimentação e em brincadeiras e o seu Komondor será feliz.