Raças de Cão

Husky Siberiano: inteligente e trabalhador

Descubra tudo sobre a raça de cão Husky Siberiano, qual a sua origem e quais as principais características. Saiba mais aqui!
O Husky Siberiano não deixa ninguém indiferente aos seus traços físicos e personalidade, que são muito semelhantes aos dos lobos. São extremamente fiéis, trabalhadores e apresentam um forte espírito de liderança.

Este amigo de quatro patas conquista qualquer amante de cães. Para aqueles que desejam saber mais sobre esta raça, deixamos aqui algumas curiosidades:

História e Origem

O cão Husky Siberiano leva-nos até à Sibéria, sendo oriundo do extremo norte da Rússia. O aparecimento desta raça deu-se há mais de dois mil anos e a sua criação deve-se a uma população indígena com raízes esquimós, os Chuckchis.

A sua resistência a temperaturas muito baixas, a capacidade de sobrevivência mesmo em condições adversas e a sua estrutura física robusta, tornavam-nos altamente desejados pelos membros desta tribo.

Os Huskies Siberianos eram fiéis companheiros das famílias Chuckchis e, para além disso, ajudavam a executar algumas das tarefas diárias que exigiam mais esforço físico e força, tais como puxar trenós.

Em 1909, foi levado para o Canadá para participar em corridas de trenós. Só em 1950, é introduzido pela primeira vez na Europa, sendo, atualmente, conhecido em todo o mundo.

Tamanho

O Husky Siberiano é um cão de porte médio, com uma altura que varia entre os 50 e os 60 cm. O peso de uma fêmea ronda os 15.7 e os 23 kg e o de um macho pode ir dos 20 aos 28 kg.

Pelagem

Estes cães caracterizam-se pela sua pelagem peculiar, que os torna capazes de suportar condições meteorológicas extremas, como nevões e temperaturas negativas.

O Husky Siberiano possui pelo médio a abundante, e um sub-pelo macio e denso. Esta camada dupla protege-o, em conjunto, do frio intenso.

As cores desta raça são muito variadas, podendo encontrar desde o Husky branco puro ao preto, castanho ou uma combinação de branco e cinza.

Necessita de escovagem semanal e, na altura da muda de pelo, requer o uso de uma escova de desbaste.

Personalidade

O Husky Siberiano é um animal muito vigilante e independente. Apesar de ter algumas características semelhantes aos dos lobos, esta raça é muito carinhosa, afável e sociável, tanto com humanos como com outros animais.

Por apresentar uma forte personalidade e dominante, exige um treino e educação regulares para que reconheça que o dono é hierarquicamente superior.

Problemas de saúde mais comuns

Os problemas de saúde mais comuns nos Huskies passam muito por:
  • Problemas oculares (cataratas, distrofia da córnea);
  • Problemas respiratórios (parálise da laringe);
  • Problemas neurológicos (epilepsia).
A esperança média de vida, no entanto, é elevada, rondando os 15 anos de idade.

Estes animais são altamente inteligentes, gostam de agradar aos donos, são ótimos cães de companhia e muito trabalhadores.

O Husky Siberiano requer algum espaço exterior para que possa brincar e gastar energia. Um animal ideal para donos que apreciem atividades e exercícios físicos, pois este cão integrar este tipo de atividades. Por isso, se procura um companheiro resistente e fiel, já sabe.