Raças de Cão

Cocker Spaniel Inglês: afetuoso e bom companheiro

Descubra tudo sobre a raça de cão Cocker Spaniel Inglês, qual a sua origem e quais as principais características. Saiba mais aqui.


Muito ativo, vigoroso e dotado de excelente faro, o Cocker Spaniel Inglês é um ótimo caçador em terrenos difíceis. 

Saiba tudo sobre esta raça alegre e dotada de uma forte personalidade.

História e Origem

Esta raça provém do Spaniel da Idade Média que habitava na Grã-Bretanha, desde o século XIV, este era utilizado para a caça de rede. No século XVIII, o Cocker Inglês era especializado na caça à galinhola (“cocking”). Esta raça é muito popular, sendo a mais conhecida dos Spaniels, e é, atualmente, considerada como um modelo de cão de companhia.

No século XVII, em Espanha, o spaniel era usado para caça. A partir dessa altura, começaram a ser classificados como springer ou cocker. Os maiores destinavam-se aos jogos de caça na primavera, chamados então de springers; enquanto os menores, melhores a remover pássaros e galinhas, foram denominados cockers.

Em 1892 assistiu-se à separação entre as que, até então, eram consideradas variações de uma só raça. Em 1902, na Inglaterra, foi inaugurado o Cocker Spaniel Club e, pouco tempo depois, ocorre mais uma diferenciação.

Quando os cockers nasceram nos Estados Unidos, os criadores desenvolveram algumas mudanças na cor. Posto isto, um grupo empenhou-se em desencorajar o cruzamento entre Cocker Spaniel Inglês e o Americano, deixando esta distinção evidente. Em 1946, foram então consideradas duas raças diferentes.

Tamanho

O Cocker Spaniel Inglês pode ter cerca de 40 cm de altura, podendo chegar até aos 12 e 14.5 kg. Os cães desta raça são de média dimensão e robustos. As longas e descaídas orelhas são uma característica diferenciadora da raça.

Pelagem

O Cocker Spaniel Inglês pode apresentar 18 cores e 3 marcas, de acordo com o registo no American Kennel Club, embora sigam determinados padrões. As cores sólidas são o preto, vermelho, dourado, chocolate, preto e castanho e, chocolate e castanho. O branco é aceitável na barriga e garganta.

Podem ter duas ou mais cores marcadas, sinalizadas ou misturadas. O branco pode aparecer em combinação com preto, chocolate ou tons de vermelho. As marcas sólidas são bem distribuídas, mais ou menos uniformemente.

Personalidade

É uma raça elegante, aventureira e com uma atitude algo obstinada e atrevida. O Cocker Spaniel Inglês consegue contagiar qualquer um com o seu rosto expressivo. Está sempre alegre e entusiasmado, querendo companhia para todos os momentos.

Embora possa ser teimoso, o Cocker Spaniel Inglês é inteligente e responde bem a treinos e comandos. Já por este motivo, é uma raça que se costuma destacar em competições de agilidade e obediência.

Por todo o seu temperamento, os exercícios físicos são essenciais, como caminhadas. Como é um caçador nato, o Cocker Spaniel Inglês pode mudar rapidamente de comportamento, caso sinta algum cheiro interessante.

Pode incomodar-se com a presença de algum estranho, pelo que geralmente tem a tendência para ladrar bastante, de modo a poder para sinalizar um potencial perigo aos donos.

Problemas de saúde mais comuns

Com uma esperança média de vida de 15 anos, o Cocker Spaniel Inglês é, regra geral, bastante saudável. Entre as doenças mais comuns, conta-se:

Problemas articulares

Estes cães podem sofrer de displasia da anca, tal causa uma anomalia na formação do encaixe do quadril, podendo surgir com o passar da idade.

A luxação da pata compromete as articulações do joelho, geralmente nas patas traseiras, e pode levar ao deslocamento da rótula, causando dor e deixando o cachorro incapaz de se mexer.

Problemas oculares

O Cocker Spaniel Inglês também tem uma maior propensão a desenvolver problemas oculares, como a atrofia progressiva da retina, que compromete a visão até à cegueira.

O glaucoma, provocado pelo aumento da pressão interna do globo ocular, e a catarata, são motivos para manter uma rotina de verificação ocular.

Problemas cardíacos

Ao nível do coração, esta raça pode sofrer de insuficiência valvular. O diagnóstico precoce permite atuar de forma direta e focada na problemática.

A sua meiguice e sociabilidade destacam-no junto das crianças e de outros animais da casa. Se ficarem sozinhos, podem ter comportamentos destrutivos, mordendo móveis ou destruindo almofadas, por exemplo.

O Cocker Spaniel Inglês é rápido a fazer amizades, e não vai ter dificuldade nenhuma em encontrar o seu lugar numa nova família.