Chihuahua
Raças de Cão

Chihuahua, a raça mais pequena do mundo

Reconhecido em todo o mundo pelo seu tamanho, o Chihuahua tem uma atitude destemida e um tamanho perfeito para… levar ao colo. Descubra tudo esta raça, a sua origem e quais as principais características.

 

Há quem o leve a passear dentro da mala. Há quem brinque e diga “cuidado para… não pisar o cão!”. O Chihuahua é sem dúvida um cão carismático, tanto pelo tamanho, como pela personalidade. Afeiçoa-se facilmente ao dono e pode ser um companheiro para quase duas décadas. Descubra tudo sobre esta raça.

Origem do Chihuahua 

O Chihuahua é uma raça originária do México. O seu nome deve-se à região de Chihuahua, situada no norte do país. 

Existem muitas teorias sobre a origem do Chihuahua. Apesar de algumas indicarem que esta raça de cão possa ter ancestrais no Egipto e na China, a mais aceitável é a de que origina do cão Techihi, uma raça que vivia de forma selvagem no México.

Aceitando-se esta teoria, então a origem do Chihuahua remonta aos séculos X e XII. De facto, uma prova a favor da origem e história do chihuahua são as miniaturas encontradas em registos históricos da cultura e folclore mexicano.

Tamanho

O Chihuahua é um cão de porte pequeno. Pode pesar entre os 0.9 e os 3.5 quilos e medir entre 15 a 23 centímetros de altura.

De acordo com a Federação Cinológica Internacional, é a raça de cães mais pequena no mundo.

Pelagem

O pelo de um chihuahua pode ser longo e ondulado ou curto e cerrado. Em qualquer dos casos, deve-se escovar regularmente o pelo.

Quanto às cores da pelagem, todas as misturas são permitidas. No entanto, as  mais apreciadas são: fulvo ou castanho, chocolate, branco creme, fulvo prateado, cinzento prateado, preto ou preto e cor de fogo.

Personalidade

Ousado, corajoso e orgulhos - assim é o Chihuahua. É de tal forma afeiçoado ao dono, que pode até ser possessivo. Sempre alerta, o Chihuahua ladra intensivamente na presença de estranhos.

Aconselha-se que o Chihuahua seja habituado desde bebé a outras pessoas e cães desconhecidos, de forma a tornar-se sociável.

O Chihuahua, originário do México, é raça de cães mais pequena no mundo.


Quanto à sua educação, esta é uma raça relativamente fácil de lidar. Com alterações no tom de voz com que se dirige ao Chihuahua, o animal será capaz de perceber se está a portar bem ou mal.

Adaptado tanto a espaços interiores como exteriores, o Chihuahua é um cão sensível ao frio. E apesar de pequeno, se viver num apartamento, precisa de saídas diárias.

Problemas de saúde 

O Chihuahua pode ter problemas cardíacos, como a insuficiência valvular e neurológicos, como a encefalite.

No entanto, e à semelhança das raças de cães de porte pequeno, um cão chihuahua tem uma esperança média de vida de 16 anos, podendo variar entre os 12 e os 20 anos.

O Chihuahua é uma boa escolha para quem vive na cidade ou para quem tem um apartamento. No entanto, não se deixe enganar pelo tamanho ou pelos exemplares de pelo curto. São sempre necessárias saídas e escovagens diárias.