Cão de Fila Brasileiro
Raças de Cão

Cão de Fila Brasileiro: um gigante em tamanho e coração

Grande, alto e pesado, o Cão de Fila Brasileiro chama a atenção por onde passa. Se o tamanho conquista, saiba que é a lealdade que o torna insubstituível. Descubra tudo sobre esta raça.

Ninguém sabe exatamente a sua origem. O Mastim Inglês, o Buldogue e o Cão de Fila da Terceira, uma raça portuguesa, todos são apontados como possíveis antecessores. Mas, apesar das suas nobres origens e de ter sido representado em inúmeras obras de arte, desde o século XIX, são o tamanho e a personalidade tranquila que hoje tornam o Cão de Fila Brasileiro um parceiro insubstituível.

Com um sentido de proteção apurado, uma lealdade inquestionável e uma herança histórica e genética de vários séculos, que remonta às viagens dos portugueses ao Brasil, este companheiro tem todas as virtudes de um explorador. É destemido, mas calmo. Uma presença reconfortante, mesmo nos momentos mais turbulentos.

Descubra tudo sobre o Cão de Fila Brasileiro, um gigante protetor.

História e Origem

A origem do Fila Brasileiro deve-se à colonização do Brasil, quando os europeus levaram os seus animais de trabalho à nova nação. Desses cruzamentos surgiu um cão que herdou a grande e forte estrutura óssea do Mastiff Inglês, a pele solta e as orelhas baixas do Bloodhound e a resistência do Buldogue.

O porte físico do Cão de Fila Brasileiro não deixa ninguém indiferente. Afinal, é fruto de uma mistura de raças, cuja especialidade era caçar e pastorear os animais pelo campo.

Tamanho

O Cão de Fila Brasileiro é uma raça de grande porte. A altura pode variar entre 60 a 75 cm, e pesar entre 40 e 50 Kg. A cauda é longa e a postura é sempre em estado de alerta, comum num cão de guarda.

Pelagem

A pelagem é curta e suave. As cores variam muito entre os tons dourados e o preto, podendo ainda serem encontradas misturas no mesmo animal.

Personalidade

O porte real do Cão de Fila Brasileiro só é ultrapassado pela sua simpatia e gentileza, atitudes de um ser sensível e amigo. Mas não subversivo ou dócil.

A personalidade é forte e nota-se: o Cão de Fila Brasileiro é amigável e fiel mas, ao mesmo tempo, extremamente defensor contra estranhos que suspeita serem perigosos.

A calma, segurança e o instinto de protetor são alguns dos atributos mais demarcados da sua personalidade. É, por isso, uma escolha óbvia para defender propriedades, mas também para ter junto de crianças.

A convivência do Cão de Fila Brasileiro com outras pessoas, e até mesmo outros animais, pode exigir alguma paciência no início da relação. Como a maioria das raças com personalidade forte, é natural que surja alguma fricção, mas nada que o tempo não resolva.

De preferência, a ligação entre o homem e este animal deve ser cultivada desde a infância, e o treino e socialização promovidos desde cedo. No dia a dia, com outros animais, é importante ter cuidado e paciência para permitir a adaptação sem pressões de convivência.

Problemas de saúde mais comuns

O Cão de Fila Brasileiro é, por norma, um animal saudável sem problemas graves de saúde. A esperança média de vida é de 10 anos. Contudo, ao longo dos anos, o animal pode vir a lutar contra problemas associados à obesidade. É assim necessário acompanhar de perto a sua forma física.

Além disso, tem também tendência a desenvolver otites. Esta infeção, que afeta a audição do Cão de Fila Brasileiro, pode surgir devido à idade avançada ou falta de higiene.

Pelo seu tamanho, são também comuns alguns problemas articulares, como a displasia da anca e cotovelos.

Fornecer uma alimentação saudável do Cão de Fila Brasileiro é chave para lhe poder proporcionar uma melhor qualidade de vida. 

Em resumo, o Cão de Fila Brasileiro é uma excelente opção para quem procura um novo elemento para a família, que é tão grande em tamanho como de coração.