Reciclagem Copos Iogurte Continente

Ecospot da MC promoveu reciclagem de copos de iogurte

Quantos mais copos de iogurte forem entregues no Ecospot, mais ganham as escolas envolvidas na iniciativa

Os iogurtes estão entre os produtos lácteos preferidos dos portugueses, sobretudo dos mais jovens. São bons para a saúde e podem acompanhar várias refeições, como o pequeno-almoço ou o lanche.

Apesar das imensas vantagens, a reciclagem de copos de iogurte ainda apresenta muitos desafios no que diz respeito às suas embalagens.

Foi nesse sentido que surgiu o projeto-piloto Ecospot da MC, que contou com o apoio de vários agrupamentos de escolas na área do Grande Porto.

A ideia passou por promover a recolha seletiva das embalagens de plástico de iogurtes e similares de sobremesas, através das lojas Continente, Modelo e Bom Dia.

Importância da higienização dos copos


Nesta recolha específica de copos de iogurte é importante lavar os recipientes para que os restos de iogurte não contaminem o material nem comprometam o processo.

Há duas formas de o fazer de forma sustentável:
  • Encher um recipiente com água e lavar todos os copos de iogurte de uma só vez, evitando deixar água a correr;
  • Utilizar guardanapos de papel usados ou toalhas de cozinha por lavar e limpar as embalagens antes do descarte.

Porque é que se deve reciclar os copos de plástico?


Na maioria dos iogurtes e algumas sobremesas, os copos que servem de embalagem são produzidos com os plásticos polipropileno (PP) e poliestireno (PS).

Estes tipos de plástico conservam os produtos para que o iogurte se mantenha no seu melhor estado de consumo, o máximo de tempo possível.

Atualmente, a reciclagem de copos de iogurte enfrenta vários problemas que limitam a eficácia do processo, como:
  • Contaminação: os plásticos PP e PS podem ser facilmente contaminados por outros resíduos, como alimentos ou outros tipos de plásticos, o que reduz a qualidade do material reciclado;
  • Complexidade da separação: a triagem manual ou automática destes plásticos é difícil e precisa de tecnologias avançadas de triagem e separação;
  • Baixa taxa de reciclagem: em relação a outros tipos de plásticos, a reciclagem dos plásticos PP e PS ainda é baixa.