Óleos saudáveis
Nutrição

Óleos saudáveis: moderação é saúde

Óleo de coco, de linhaça, de amendoim ou de abacate? Descubra quais os óleos mais saudáveis para cozinhar.
Os óleos saudáveis, quando consumidos em moderação, podem ser benéficos para a saúde pelas suas propriedades de hidratação, anti-inflamatórias e antioxidantes. Conheça as propriedades dos óleos saudáveis para cozinhar.

Porquê óleos saudáveis?

Os óleos saudáveis também fortalecem o sistema imunitário, são responsáveis pela manutenção da saúde cardiovascular, fornecem energia e ainda possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Tudo graças às gorduras polinsaturadas, como é o caso do ómega-6 e o ómega-3.

Tipos de óleos saudáveis

Cada óleo tem as suas propriedades e benefícios. Estes são os principais.

Óleo de coco

O seu uso é muito vasto, desde que consumido com moderação. Use-o em refogados leves aos assados a baixas temperaturas, sem esquecer o tempero de saladas ou os smoothies. Este óleo saudável é uma fonte de energia para o organismo, sendo também um poderoso hidratante para a pele, cabelo e lábios.

Óleo de linhaça

É ótimo para temperar vegetais crus, saladas e queijos frescos. É um óleo saudável rico em ácidos gordos insaturados, nomeadamente em ómega-3, o que ajuda a promover a boa saúde do coração e contribui para cabelos e unhas saudáveis.

Óleo de amendoim

Ideal para pratos orientais e para marinar, este é um óleo saudável rico em gorduras monoinsaturadas, ómega-6, arginina e vitamina E. Tem propriedades antioxidantes, pelo que combate o envelhecimento precoce e ajuda a melhorar os níveis de colesterol sanguíneo.

Óleo de abacate

Usado para fritar e para grelhar, para temperar saladas e para fazer sopas e pães, é um óleo saudável para cozinhar a altas temperaturas. Este óleo é muito rico em gorduras monoinsaturadas, saudáveis para o coração, e antioxidantes que melhoram a saúde dos olhos.

Óleo de sésamo

É indicado para preparar saladas com sabor asiático com adição de gengibre, para doces, sobremesas, bolos e pratos com tofu. Rico em gorduras mono e polinsaturadas e fonte de vitamina K, ajuda na normal coagulação do sangue e na manutenção correta dos ossos.

O que é que os óleos saudáveis têm?

Os óleos saudáveis devem ser introduzidos numa dieta saudável e equilibrada, devido às suas propriedades reparadoras. Um alimento rico em vitaminas e gorduras mono e polinsaturadas, ideias para a saúde do organismo humano. Consuma-os com moderação e ponderação.