Origem e história do chá
A origem do chá transporta-nos para a China, no ano de 2737 a.C. Foi aqui e por volta desta altura que terá nascido o chá, de uma forma acidental.
A lenda diz-nos que o imperador chinês Shen Nung estava a descansar à sombra de uma árvore Camellia Sinensis, enquanto o seu criado fervia água para ele beber. De forma inesperada, caem algumas folhas desta árvore dentro do água fervida e, tentado pela sua curiosidade enquanto botânico amador, o imperador decidiu experimentar esta infusão. O sabor refrescante e agradável da infusão deixou o imperador rendido e terá sido assim que nasceu o chá.
Uns anos mais tarde, o chá chega à Europa por via dos navegadores portugueses que o descobriram pela primeira vez nas suas viagens marítimas. Quando regressavam ao país, traziam o chá como oferta para as suas famílias e amigos.
Ao contrário do que se pensa, os britânicos não aprovaram de imediato o chá que acabava de chegar à Europa. Apenas quando D. Carlos II casou com D. Catarina de Bragança, uma grande fã de chá, os britânicos seguiram o mesmo comportamento da rainha e deram uma segunda oportunidade à infusão quente e aromática. Até então, nunca mais o abandonaram – tal como milhões de famílias espalhadas por todo o mundo.
O chá é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. São mais de mil milhões as chávenas de chá desfrutadas por dia.
Hibisco: o que é?
O hibisco é uma planta medicinal que pode ser consumida em forma de chá e é conhecida por ser rica em antocianinas, responsáveis pela sua cor vermelha tão característica, pelas propriedades antioxidantes e pelos inúmeros benefícios que proporcionam à saúde humana.
Benefícios do chá de hibisco
Propriedades antioxidantes e antienvelhecimento
Além das antocianinas, o chá de hibisco também é rico em flavonoides que são compostos por propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antivirais. Estes flavonoides ajudam a atrasar o envelhecimento precoce e manter a pele saudável, uma vez que evitam o dano causado pelos radicais livres às células.
Promove a saúde cardiovascular
O hibisco contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que ajuda a prevenir e a controlar a hipertensão arterial. Por sua vez, o hibisco contribui para a diminuição do colesterol LDL e para o aumento do colesterol “bom” (HDL).
Atua na prevenção de doenças e infeções
A planta de hibisco possui propriedades antibacterianas e, de acordo com alguns estudos, ajuda a combater os principais microrganismos associados a infeções urinárias, como a Escherichia Coli e Klebsiella Pneumoniae.
O hibisco também pode ajudar na produção de ácidos gordos no fígado, que melhoram o funcionamento do fígado e promovem a prevenção do fígado gordo.
Os especialistas aconselham consumir uma a duas chávenas de chá de hibisco por dia. Pode comprar o chá em saquetas ou pode comprar a planta deste chá a granel para fazer as suas próprias misturas.
No Continente encontra chá de hibisco em saquinhos, pronto a consumir. Basta mergulhar a saqueta em água quente ou fria, aguardar cerca de 5 minutos até que a infusão esteja pronta e depois é só beber.
Uma opção perfeita para tomar ao longo do dia, frio para acompanhar refeições principais ou quente para beber ao deitar e para se aquecer num dia de Inverno.