alimento-banana
Alimentos

Banana: descacar, comer, repetir

A banana é um dos frutos mais consumidos no mundo. Doce, prática e boa para a saúde, é indispensável para a saúde e muito fácil de comer. Descubra todos os benefícios.

Todos os anos, mais de 100 mil milhões de bananas são consumidas em todo o mundo. O seu sabor doce, a facilidade de transporte e os benefícios da banana para a saúde justificam todo este consumo.

Descubra tudo o que precisa de saber sobre a banana.

Os benefícios da banana

São amplamente conhecidos os benefícios da banana para os praticantes do desporto. Mas a banana é muito mais do que uma fonte de potássio. Estes são os principais benefícios.

Promoção do sono e bom-humor

A vitamina B6 e triptofano da banana ajudam na produção de serotonina, hormona que regula o sono e estimula a boa disposição.

Regula o trânsito intestinal

A banana é rica em fibras, que constituem um excelente alimento para as bactérias intestinais, contribuindo para o normal funcionamento do sistema digestivo.

Controlo da pressão arterial

O potássio na banana ajuda na manutenção de pressão arterial saudável, essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Ação e recuperação muscular

A vitamina B6 da banana contribui para o metabolismo normal das proteínas e do glicogénio, ajudando na recuperação muscular após o exercício. Além disso, esta vitamina ajuda na produção de energia. Já o potássio, contribui para o normal funcionamento muscular.

Tipos de banana

Podemos dividir a banana em três tipos diferentes: normal, plátano e da Madeira.

Banana normal

A que mais encontra nos supermercados. Pode ser consumida crua ou em cozinhados

Banana plátano

O plátano ou banana-da-terra é a maior das bananas, apresenta sempre uma cor do verde ao amarelo. O seu consumo, embora não muito presente em Portugal, é feito maioritariamente através de cozinhados

Banana da Madeira

Mais pequena e mais doce, pode ser consumida ao natural ou em pratos típicos da gastronomia madeirense. 

Cada tipo de banana tem outras variações, dependendo da zona do planeta onde é cultivada.

Origem da banana

Alguns historiadores acreditam que a banana pode ser o fruto mais antigo do planeta e a sua origem mais provável é o sudeste Asiático.

Hoje em dia é cultivado em todas as regiões tropicais do planeta. Mas foi com os antigos romanos que chegou à Europa no século I a.C. e daí partiu para as Américas e Brasil pelas mãos dos descobridores portugueses, séculos mais tarde.

Na Madeira, as bananas são cultivadas em socalcos nas encostas mais quentes da ilha, viradas a sul, para crescerem com o máximo de calor possível. As famosas levadas da Madeira fornecem a água usada para regar as bananeiras.

Colhidas no ponto ideal de maturação, os cachos das bananas são cortados em “pencas” e colocados em caixas de cartão para chegarem perfeitos até si numa loja Continente.

Nas lojas Continente encontra também as bananas importadas das melhores marcas e origens. As bananas das marcas Orsero e Delmonte, são provenientes da Colômbia e Costa Rica e são certificadas para garantir a sustentabilidade ambiental, social e económica.

Como escolher e conservar

Na altura de escolher o seu cacho de bananas tenha atenção ao período de consumo.
  • Se for para consumir de imediato, deve escolher as bananas de cor mais amarela.
  • Se pretende ter este fruto por mais tempo na fruteira, deve adquirir os que têm uma cor mais esverdeada.
Quanto ao aspeto da banana, esta nunca deve apresentar bolores ou indícios de podridão, fendas ou contusões.

A banana, tal como outros frutos tropicais, é muito sensível ao frio. Por isso, deve ser conservada à temperatura ambiente. Também deve evitar a colocação da banana de frutos como a maçã que largam etileno e que causam um amadurecimento mais rápido da banana.

Como consumir

Na hora de consumir a banana, o limite é a imaginação. Na sua forma mais prática, pode levá-la consigo como um snack saudável. No entanto, isto é só um inicio.
  • As bananas da Madeira, por exemplo, são parte integrante de alguns pratos da gastronomia local, como os filetes de espada com banana e maracujá e os sonhos de banana.
  • No Brasil, é comum fritar banana, acompanhando-o com picanha e feijão preto.
  • Fugindo aos pratos principais, a banana vai bem em batidos, smoothies e gelados naturais.
  • Pode também desidratá-la e preservá-la como um snack por muito mais tempo ou utilizá-la na confeção de pão, bolos, panquecas, uma quantidade infinita de doces, em licores e cervejas. 
O que torna a banana especial?

A banana é dos poucos frutos que agrada a quase todas as pessoas. Protegida já pela sua casca natural, é fácil e prática de levar para todo o lado. O sabor doce e a textura macia tornam-na um alimento fácil de enquadrar na nossa dieta, quer como um snack, quer em batidos ou smoothies. Descubra-a numa enorme variedade no Continente.