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Phishing: saiba o que é e como prevenir

O phishing é um cibercrime que pode pôr em risco a sua segurança e a de outros. Descubra como se pode proteger destes ataques.

O que é?

A prática de phishing consiste no envio fraudulento de e-mails, SMS, mensagens por WhatsApp, entre outros, solicitando o envio de dados pessoais ou de negócios em nome de empresas, pessoas e instituições conhecidas, colocando em risco a privacidade e segurança do destinatário.

Estas comunicações geralmente têm um tom de urgência e pedem a atualização de dados, avisam sobre a falta de segurança das passwords ou oferecem benefícios comerciais e/ou prémios. Frequentemente, as mensagens fraudulentas contêm links que levam a sites falsos, que, apesar de parecerem legítimos, não são de instituições ou pessoas confiáveis.

Como identificar uma ação de phishing em nome do Continente?

Para o Continente, a segurança é sempre uma prioridade. Saiba como identificar comportamentos fraudulentos.

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Dados Pessoais

O Continente nunca solicita dados pessoais (NIF, dados de cartões bancários, login e passwords) via SMS, mensagens ou e-mail. Caso receba este tipo de comunicação, deve ignorá-la;

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Atenção aos links

O Continente não envia comunicações que contenham links estranhos, ficheiros executáveis ou qualquer pedido de inserção de dados pessoais (NIF, login e passwords ou número de telemóvel);

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Atenção às SMS

Nas SMS enviadas para os clientes do Cartão Continente, os links começam sempre com cartao.continente.pt/.

A sua palavra-passe é segura?

Pode parecer apenas uma combinação de letras e números, mas tem um papel fundamental na sua segurança digital. Mas atenção: mesmo sendo uma ferramenta essencial, a palavra-passe pode tornar-se um risco. Está na hora de reforçar a sua! Palavra-passe forte, conta segura.

Alerta - Sorteio Continente de uma máquina de Café Nespresso

Alertamos que está a decorrer uma campanha fraudulenta por e-mail (phishing) sobre um sorteio em nome do Continente de uma máquina de Café Nespresso. 

Não deve clicar na ligação ou responder ao e-mail.

Lembramos que o Continente só envia comunicações por e-mail dos seguintes domínios: @newsletter.continente.pt, @continente.pt, @cartaocontinente.pt.

Como se prevenir?

Proteja-se destes crimes seguindo as seguintes dicas:

- Verifique se o endereço da barra de navegação começa com "https" (e não "http"), confirmando assim que está a aceder a um site fidedigno (como https://www.continente.pt);
Não forneça dados pessoais em sites não seguros;
- Nunca forneça passwords;
- Alterar as passwords com regularidade, utilizando palavras-chave de 8 ou mais caracteres, que combinem letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais (“-“, “_”, “!”, etc.);
- Não responda, abra anexos ou clique em links enviados por contactos suspeitos, seja por e-mail, SMS ou WhatsApp;
- Esteja atento à linguagem, forma e conteúdo da mensagem;
- Confirme a identidade do remetente através de um canal alternativo sempre que existir alguma suspeita;
- Fique atento aos e-mails que apelam ao sentido de urgência ou que oferecem prémios.

O que fazer e o que evitar numa palavra-passe?

Sabia que a maioria das palavras-passe podem ser descobertas em segundos por ferramentas maliciosas? Esta é outra tática de cibercrime que pode comprometer a segurança dos seus dados.

Aprenda como proteger as suas contas com uma boa palavra-passe:


Uma palavra-passe forte deve ter:
- Mais de 11 caracteres;
- Letras maiúsculas;
- Letras minúsculas;
- 4Lgarismos;
- C@racteres especiais;

Para ter uma palavra-passe forte, deve evitar:
- Poucos caracteres;
- Nome do utilizador;
- Nomes próximos do utilizador, como a localidade ou um familiar;
- Termos fáceis de digitar (exemplo: qwerty, 123456, abcdefg, etc);

Denuncie!

Denunciar estes ataques é fundamental para que o Continente, e todas as outras marcas alvo destas fraudes, possam garantir a proteção dos seus clientes.

Caso suspeite de alguma situação que possa comprometer a sua segurança, entre em contacto com o nosso serviço de Apoio ao Cliente:

faleconnosco.continente.pt
Telefone: 210 16 16 16
(chamada para a rede fixa nacional)
e-mail: apoiocliente@continente.pt