Uma das formas de evitar ser mais uma vítima de ataques de phishing é prevenir-se. Saber o que é, os tipos de ataques mais comuns e como se manter protegido é a melhor forma de prevenção que existe.
O phishing é um cibercrime que consiste no envio de e-mails, aparentemente provenientes de empresas conhecidas, em que, a pretexto da atualização de dados, oferta de benefícios comerciais ou prémios, motivos de segurança, e normalmente com carácter de urgência, se solicita ao destinatário o envio de dados pessoais ou de negócio.
Estas mensagens, enviadas com fins ilegítimos, fornecem normalmente links para sites que não correspondem à instituição que designam como origem, apesar de apresentarem a mesma imagem.
Quando o link é invocado é apresentada uma página em tudo semelhante àquela a que estamos habituados, contendo um formulário para o preenchimento de dados, que, se for preenchido, os entregará a um destinatário fraudulento.
As informações recolhidas por estes hackers podem incluir:
- Passwords de acesso a sites de comércio eletrónico, redes sociais e outros;
- Dados de cartões bancários;
- Dados pessoais como morada, número de telemóvel, etc.
As comunicações de phishing são cada vez mais convincentes e apelativas. E isto é o que torna o phishing tão perigoso: a variedade, sofisticação e constante atualização das técnicas utilizadas.
As mensagens que chegam, seja por SMS, E-mail, WhatsApp, etc., parecem ter vindo de alguém ou de alguma entidade conhecida, como um amigo ou uma marca/empresa em quem confia.
Para o Continente a segurança é sempre uma prioridade. Se identificar um destes sinais de alerta, pode estar perante um ataque de phishing:
- O Continente não envia comunicações que contenham links estranhos, ficheiros executáveis ou pedidos de inserção de dados pessoais (NIF, login e passwords ou número de telemóvel).
- Nas SMS enviadas para os clientes Cartão Continente os links iniciam-se sempre por cartao.continente.pt/.
- O Continente nunca solicita dados pessoais (NIF, dados de cartões bancários, login e passwords) via SMS ou e-mail, pelo que as mensagens ou e-mails que solicitem dados pessoais em nome do Continente são de origem fraudulenta e devem ser ignoradas .
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- Passatempos e sorteios fraudulentos com o intuito de obter dados pessoais e, em alguns casos, retirar dinheiro da sua conta bancária através de serviços de subscrição falsos.
- Ofertas relacionadas com a vacinação contra a COVID-19.
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Proteja-se destes crimes tendo em conta as seguintes dicas:
- Verificar se o endereço da barra de navegação inicia com "https" (e não "http", confirmando deste modo que está a aceder a um site fidedigno (como https://www.continente.pt);
- Não fornecer dados pessoais em sites não seguros;
- Nunca fornecer passwords;
- Alterar as passwords com regularidade, optando por palavras-chave com 8 ou mais dígitos e que combine letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais (“-“, “_”, “!”, etc.);
- Não responder, nem abrir anexos ou carregar em links vindos de contactos suspeitos, seja por email, como por SMS ou WhatsApp;
- Estar atento à linguagem, forma e conteúdo da mensagem;
- Confirmar a identidade do remetente por um canal alternativo sempre que exista suspeita;
- Estar atento aos e-mails que apelam ao sentido de urgência ou que oferecem prémios.
A denúncia e alerta destes ataques é muito importante para que o Continente, e todas as outras marcas alvo destas fraudes, possam garantir a proteção dos seus clientes e da sua marca.
Caso suspeite de alguma situação que possa comprometer a sua segurança, contacte o nosso serviço de Apoio ao Cliente:
faleconnosco.continente.pt
Telefone: 210 16 16 16
(chamada para a rede fixa nacional)
e-mail: apoiocliente@continente.pt
Atualmente existe uma campanha de phishing em nome da marca Continente. Os meios que estão a ser utilizados para divulgação desta campanha são o e-mail, SMS e WhatsApp.
A campanha fraudulenta refere-se à suposta celebração do 40.º aniversário do Continente, aliciando os utilizadores com a oferta de um vale no valor de 800 euros. Caso seja impactado por esta campanha pedimos que ignore.
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Caso receba uma SMS em nome do Continente que lhe pareça estranha, pode estar a ser vítima de phishing. Contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente e partilhe o sucedido.