Novidades

As peixarias Continente e o compromisso com a pesca sustentável

A marca Continente tem disponível apenas pescado fresco e congelado a granel proveniente de origem sustentável.

Atualizado a 14/11/2024

O Continente é o único retalhista em Portugal a ter as suas peixarias certificadas com os selos MSC e ASC. Estes selos são uma garantia que o pescado apresentado ao consumidor é rastreável até uma pescaria sustentável ou exploração aquícola responsável.

Certificação das peixarias

O Continente foi distinguido com o Prémio Mar Para Sempre MSC para "Peixarias Certificadas MSC" 2024. É o retalhista com maior volume e referências de produtos de pesca com o Selo Azul MSC nos balcões das suas peixarias. Isto deve-se  ao seu compromisso com a Sustentabilidade e à ampla oferta de produtos certificados nas suas peixarias.

É o primeiro retalhista português a certificar as suas peixarias de acordo com o Padrão da Cadeia de Custódia do Marine Stewardship Council (MSC). O MSC é uma organização ambiental sem fins lucrativos, cujo padrão de pesca sustentável é reconhecido a nível mundial.

A certificação não é apenas aplicada aos hipermercados Continente, mas também às três plataformas de logística responsáveis pela receção e distribuição de pescado. A certificação chega também a mais de 1000 colaboradores e equipas de secção de frescos e logística do grupo através de formação.

O Padrão da Cadeia de Custódia da MSC garante a rastreabilidade dos produtos provenientes de pescarias sustentáveis com a certificação MSC e explorações aquícolas com a certificação ASC, desde a sua origem até chegar até si. Assim, a marca Continente terá disponível apenas pescado fresco e congelado a granel proveniente de origem sustentável.

Certificação do pescado

Vários peixes de pesca sustentável recebem os selos MSC e ASC. A pescada-do-cabo, o lombo de salmão e o red-fish congelados, por exemplo, contam com o selo azul MSC.

Conheça alguns dos produtos certificados:
O que significam os selos do MSC e ASC?

O selo azul do MSC indica que o pescado provém de uma pesca sustentável certificada. Este selo é concedido apenas às pescarias  que estejam em conformidade com os critérios de sustentabilidade definidos pelo padrão do MSC e que de forma voluntária se submetem a uma auditoria levada a cabo por auditores externos e independentes.

Quando vir um produto Continente com o selo MSC, sabe que este permite:
  • Manter o meio de vida das comunidades que dependem da pesca;
  • Manter as populações de peixes no futuro garantindo que estas tenham a capacidade de se reproduzir;
  • Minimizar o impacto ambiental respeitando os habitats e o ecossistema marinho.
Já o selo ASC (Aquaculture Stewardship Council) reconhece que o pescado provém de uma aquicultura responsável, também através da certificação voluntária desta fileira.

A atribuição do Selo ASC garante:
  • Uma aquicultura que minimiza o impacto ambiental no ecossistema envolvente (controlo na fuga de peixes, proteção de espécies e habitats sensíveis);
  • Respeitar o bom estado sanitário dos peixes, incluindo os requisitos de bem-estar animal;
  • Respeita os recursos hídricos envolventes, pois favorece comunidades locais e ajuda a preservar a biodiversidade local.
Os selos MSC e ASC são apenas concedidos a produtos provenientes de pescarias e unidades de aquicultura certificadas, de forma externa e independente, em conformidade com os critérios de sustentabilidade ambiental do MSC e ASC, respetivamente. Desta forma, é reconhecida a gestão sustentável dos recursos marinhos, sendo possível assegurar oceanos saudáveis para as futuras gerações.

Desde 2020 que o compromisso da marca Continente com a sustentabilidade dos produtos de pesca está bem patente, no entanto, o objetivo é chegar mais longe e está prevista a certificação de mais de 20 referências da marca Continente com o selo MSC.

Partilhe este artigo com os seus amigos e familiares para que fiquem a conhecer as novas certificações das peixarias Continente. Da próxima vez que for às compras, procure os selos MSC e ASC e contribua também para o respeito pelo estado da população das espécies-alvo e do ecossistema marinho.