System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
Como colocar papel de parede

Decoração e Jardim

Como colocar papel de parede: guia passo-a-passo

Fique a par das nossas dicas para colocar papel de parede adesivo ou com cola da melhor forma possível. Saiba mais aqui!
Aplicar papel de parede pode ser uma tarefa divertida e não precisa de ser um profissional do bricolage para o fazer bem. Descubra quais as vantagens e como o fazer de forma prática e simples.

Quais as vantagens de renovar o papel de parede?


Há várias vantagens de decorar a sua casa com papel de parede:

  • É uma opção mais económica do que pintar toda a casa;

  • Pode dar um toque especial ou um apontamento a uma zona ou divisão da casa, como o quarto do bebé;

  • É fácil de aplicar e não exige obras nem equipamento profissional;

  • A variedade entre os padrões é grande e basta apenas um pouco de imaginação.

Esta é uma técnica de decoração que ajudará a tornar a sua casa mais luminosa e aconchegante. Venha aprender todas as dicas sobre como colocar papel de parede.

Que tipos de papel de parede existem?


Há vários tipos de papel de parede. Pode escolher entre:

  • Papel sem cola – é o mais económico, mas também o mais complexo de colocar, uma vez que terá de aplicar cola para fixar o papel na parede;

  • Vinil – este tipo de papel é fácil de limpar e é resistente à luz e à humidade. A sua durabilidade também é maior;

  • TNT – o papel TNT (tecido não tecido) lembra, de facto, tecido, e é recomendado para ambientes mais secos;

  • Adesivo – como o próprio nome indica, este é um tipo de papel autocolante, pelo que não será necessária cola para o aplicar.

Que materiais são necessários para colocar papel de parede?


Antes de passar à prática, reúna os materiais de que vai precisar. Eis a lista:

Se o material não for adesivo, ou seja, se precisar de cola para ser instalado, acrescente este item à lista. Para além disso, vai ainda necessitar de um pincel ou rolo para passar a cola.

O que fazer antes de colocar o papel de parede?


Para ter a certeza de que tem tudo pronto para colocar o papel de parede, siga ainda estes passos:

1. Meça a parede – meça e anote a altura e largura da parede para saber quantos rolos de papel terá de comprar. Anote também as medidas das tomadas e janelas para os respetivos recortes;

2. Limpe a superfície – passe um pano húmido na zona onde pretende aplicar o papel de parede para que fique limpa de poeiras. Se necessário, corrija também imperfeições na superfície, aplicando massa e finalizando com tinta. Este último processo deverá ser feito pelo menos uma semana antes da aplicação;

3. Corte o papel de parede – deve cortar o papel de parede com uma folga de pelo menos 10 centímetros de altura. Já no caso de se tratar de um papel com padrões, calcule pelo menos 10% de folga.

Preparado? Vamos agora ver como colocar papel de parede.

Como aplicar papel de parede com cola?


Aplicar papel de parede com cola exige alguma perícia, mas com alguns passos simples conseguirá um resultado profissional. Siga estas dicas.

1. Passe a cola


Recorrendo a um pincel ou a um rolo de tinta, aplique a cola na parede a forrar, reforçando nos cantos. Caso seja indicado pelo fabricante do papel que escolheu, passe também a tinta no verso do papel de parede.
Passar Cola no Papel De Parede

2. Aplique o papel de parede

Comece a aplicar o papel de parede sempre pela parte junto ao teto. Estique a folha e passe o pincel para alisar a superfície. Os movimentos deverão ser de cima para baixo e do centro para os lados.
Aplicar Papel De Parede

3. Repita o processo


Conforme seja necessário, coloque novas folhas de papel de parede ao lado umas das outras, até cobrir toda a superfície. Caso o papel tenha padrões, certifique-se de que posiciona o papel de forma que os desenhos tenham continuidade.
Colocar Tiras de Papel De Parede

4. Recorte as tomadas e interruptores


No caso de haver tomadas ou interruptores na parede, desaparafuse-os e faça um recorte com a ajuda do x-ato. Espere uma hora até voltar a pôr os acessórios na parede.
 

5. Retire as sobras de papel


Retire as sobras de papel encostando a régua ou a espátula e passando o x-ato devagar.
Cortar Papel De Parede com x-ato

6. Limpe a superfície


Utilize um pano húmido ou uma esponja para passar por cima do papel e limpar as emendas.

Como colocar papel de parede adesivo?


Colocar papel de parede adesivo é um pouco mais fácil do que colocar papel com cola. Assim, deve seguir todos os passos indicados anteriormente, nomeadamente as medições, a limpeza da parede e o corte do papel.

Depois, basta aplicar o papel começando de cima para baixo, descolando um pouco do adesivo para começar a colar. Depois de a parte superior estar bem colada, coloque a régua ou a espátula na lateral e pressione, puxando aos poucos o papel para baixo. Por fim, passe um pano húmido em movimentos circulares para fixar a colagem e remover quaisquer imperfeições.
 

Colocar papel de parede é fácil e pode num instante mudar o ambiente da sua casa. Não perca tempo e comece já a pensar no padrão que mais gosta!