A sua Lista de Compras

0 produtos

Este subtotal não inclui o custo de entrega. Quando passar a lista para o carrinho do Continente Online, este subtotal poderá ser ajustado considerando as quantidades mínimas de encomenda de cada produto.

Subtotal

€ 0,00

Comprar loja online

Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?

Como aquecer a casa no outono: 14 dicas simples

Conheça soluções práticas para aquecer a casa no outono, sem aumentar a fatura da energia: da iluminação aos têxteis, passando por pequenos hábitos.
Como Aquecer Casa Outono

Publicado a 05/11/2025

O outono traz consigo menos horas de luz, a temperatura desce e o corpo pede conforto e calor. Mas nem sempre aquecer a casa é sinónimo de contas de energia mais elevadas.

Há pequenas alterações que podem fazer uma grande diferença: saber manter o calor que já existe dentro de casa, adicionar camadas de roupa, afinar a luz, cortar as correntes de ar, entre outras.

Como aquecer a casa no outono e preparar o inverno


Reunimos algumas dicas práticas para suavizar a transição dos dias e para entrar no compasso da estação com a casa mais quente, bonita e eficiente.

Deixe o sol entrar e os têxteis trabalharem


1. O outono é generoso e oferece-nos ainda muitos dias de sol. Abra os estores e as cortinas durante o dia, para deixar que o sol aqueça as divisões. No final do dia, feche-os para criar uma barreira térmica que ajuda a conservar esse ganho energético.

2. Tapetes felpudos e passadeiras são excelentes aliados para combater os pisos mais frios. Distribua-os um pouco por toda a casa.

3. Opte por lençóis térmicos, acrescente cobertores à sua roupa de cama e escolha o edredão mais adequado para esta estação.

4. Coloque uma manta quente junto ao sofá. Há coisa melhor do que, no final do dia, nos sentarmos com a família no sofá, enrolados numa manta quentinha?

Evite as correntes de ar e a humidade


5. As pequenas entradas de ar, seja pelas frinchas das portas ou das janelas, são responsáveis pelo arrefecimento das divisões. Só precisa de alguns minutos para as eliminar, colocando tapa frinchas na base das portas e fitas de calafetagem nas portas e janelas que apresentam folgas.

6. O ar demasiado húmido parece mais frio e favorece as condensações. Controlar a humidade melhora o conforto térmico e a qualidade do ar. Faça ventilação cruzada curta (5–10 minutos) de manhã e ao fim do dia. Em zonas problemáticas, recorra a um desumidificador. Evite secar roupa dentro de casa sem ventilação adequada.

Opte pela iluminação certa


7. Opte por lâmpadas LED (mais económicas) com tonalidades mais quentes (~2700–3000K).

8. Use candeeiros de mesa ou de pé para criar pontos de luz alternativos à iluminação de teto, que funcionam como “ilhas de aconchego”. Os abajures suavizam o brilho e tornam o ambiente mais acolhedor.

9. As velas aumentam também a sensação de calor. Utilize-as estrategicamente. Se gosta de velas aromáticas opte pelos aromas da estação, como canela, maçã e baunilha.

Atenção: nunca deixe velas acesas sem vigilância e mantenha distância de têxteis, de crianças e de animais.

Faça a manutenção dos equipamentos e use-os com cuidado


10.
Equipamentos afinados distribuem melhor o calor e consomem menos. Purgue radiadores para eliminar ar acumulado; não os cubra com móveis, capas ou roupa. Se possível, instale um painel refletor entre o radiador e a parede para reduzir perdas.

11. A automação ajuda a manter a casa quente sem desperdício: pondere instalar um termóstato programável ou inteligente para reduzir a temperatura automaticamente ao deitar ou quando sair de casa.

Adote pequenos hábitos para evitar grandes desperdícios de energia


12. Feche portas para concentrar a temperatura nas divisões que estão a ser utilizadas.

13. Na cozinha, quando utilizar o forno, use o calor residual, depois de o desligar, para atenuar o frio na divisão. Deixe a porta do forno entreaberta com cuidado e longe do alcance de crianças e animais. Use o exaustor para extrair o vapor acumulado e evitar humidade.

Às vezes é preciso chamar um técnico


14. Pode ser necessário pedir ajuda a um técnico especializado para ter os equipamentos preparados e a funcionar de forma correta e eficiente. Faça-o quando tiver:

  • Cheiros a gás, chama irregular ou dificuldade de ignição;
  • Radiadores frios na parte superior, mesmo após a purga, ou ruídos persistentes no sistema;
  • Humidade e bolor recorrentes apesar de ventilação e desumidificação;
  • Disjuntores a disparar ou sinais de sobrecarga elétrica nos aquecedores.

6 erros comuns a evitar


1. Tentar aquecer a casa inteira em vez de concentrar o calor nas divisões que estão a ser utilizadas;
2. Tapar radiadores com móveis, capas ou roupa;
3. Secar roupa em divisões sem ventilação, agravando a humidade;
4. Usar forno a gás para aquecer;
5. Deixar velas ou aquecedores ligados sem vigilância;
6. Subir demasiado a temperatura e desligar de seguida, criando “picos” ineficientes.

Quando chegar o frio mais intenso do inverno, complemente estas medidas com soluções de maior intensidade térmica.

Leia também: Dicas para aquecer a casa no inverno