Conheça as melhores dicas para cuidar e estilizar as curtain bangs em todo o tipo de cabelos.
Curtain bangs: o que são e como tudo começou
As curtain bangs são um tipo de franja comprida e repartida ao meio, que emoldura o rosto e lembra as cortinas abertas de uma janela — daí o nome. O corte começa geralmente ao nível das sobrancelhas e alonga-se gradualmente para os lados, onde se funde com o resto do cabelo.
A história das curtain bangs remonta à década de 1950, quando a atriz francesa Brigitte Bardot apresentou um visual que desafiava as convenções da época: cabelo solto, volumoso e com franja separada ao meio, estilizada com os dedos de forma descontraída.
A sua franja icónica tornou-se um símbolo de liberdade e inspiração para outras estrelas de cinema e fãs, um pouco por todo o mundo. Nos anos 70, as curtain bangs ganharam ainda mais volume, atitude e protagonismo entre celebridades e não só. Décadas depois, as curtain bangs voltaram com força, numa versão que mistura o clássico de Bardot com um estilo moderno, mais descomprometido e natural.
Curtain bangs: cabelo liso
O cabelo liso realça o corte das curtain bangs de forma muito elegante, mesmo com um styling simples. Como é mais fácil de modelar, é preciso muito pouco para conseguir criar um efeito “cortina” bonito e duradouro.
Para o conseguir, siga estas dicas:
- Seque bem o cabelo.
- Use uma escova de cabelo térmica para criar volume na raiz e curvar ligeiramente as pontas da franja para fora.
- Divida a franja em duas secções e penteie cada secção para o lado contrário.
- Para finalizar, mova a franja para integrá-la com o restante cabelo e aplique um toque de laca Pantene Pro-V Volume Perfeito, para que o penteado se mantenha estável e fixo ao longo do dia, sem perder o movimento natural.
- Para evitar que as curtain bangs fiquem oleosas (algo comum no cabelo liso), use um champô seco nos dias seguintes à lavagem, especialmente junto à raiz da franja.
- Nos dias em que apetecer variar o penteado, experimente alisar a franja com um alisador de cabelo para um look mais polido, ou dar um pouco de volume com rolos térmicos para um ar mais retro.

Curtain bangs: cabelo ondulado
As curtain bangs também assentam muito bem a quem tem cabelo ondulado. A franja integra-se de forma natural nas ondas do restante cabelo e acaba por conferir mais leveza à sua aparência. Eis algumas dicas práticas para manter um corte bonito e saudável:
- Defina as ondas com um pouco de mousse de cabelo indicada para caracóis e aplique com cabelo húmido.
- Vá “amassando” o cabelo de cima baixo para cima para garantir uma definição bonita sem pesar.
- Use um difusor no secador, com a cabeça virada para baixo para dar volume à raiz.
- Utilize um óleo capilar ou um pouco de leave-in apenas nas pontas para hidratar.
- Reative as ondas nos dias seguintes à lavagem com um spray ativador de caracóis ou simplesmente com água.
- Se a franja estiver desalinhada, use um modelador de cabelo para recuperar o formato.

Curtain bangs: cabelo curto
Em cortes curtos, desde bobs a pixies mais alongados, a franja cortina suaviza o rosto, cria dimensão e acrescenta mais movimento ao cabelo. Para conseguir curtain bangs com cabelo curto, siga estas dicas.
- Se tem um corte bob, aposte numa franja dividida ao meio e esbatida nas laterais, que se funda naturalmente com o restante comprimento.
- Para cabelos ainda mais curtos, como o pixie cut, prefira uma curtain bang mais curta e leve, com um acabamento escadeado.
- Use um pouco de mousse de cabelo ou cera modeladora nas pontas da franja para dar definição e destacar o formato.
- Aplique um toque de volume na raiz — com champô seco, por exemplo — para transformar o visual e dar um ar mais ousado e moderno.
Curtain bangs: cabelo longo
Em cabelos longos, as curtain bangs criam um contraste bonito entre a leveza da franja e o comprimento. Funcionam como uma moldura do rosto e evitam que o cabelo pareça “pesado” ou sem forma. Este tipo de franja pode ser mais longa, para se fundir com as camadas da frente do cabelo e criar um efeito degradê mais natural. Siga estas dicas:
- Use um secador e escova redonda para curvar levemente as pontas da franja para fora.
- Se quiser um look mais boho ou natural, deixe secar ao ar livre e aplique um texturizante em pó ou em spray.
- As curtain bangs em cabelos longos também funcionam bem com rabos de cavalo ou coques. Deixe a franja solta a emoldurar o rosto.
Aderir às curtain bangs é mais fácil com os cuidados certos — descubra-os no Continente
As curtain bangs favorecem o rosto feminino e crescem de forma mais harmoniosa do que as franjas retas e muito marcadas. Encontre no Continente os melhores produtos para cuidar da sua nova franja.
✅ Este artigo foi validado por um especialista na área.