epagneul-bretao
Raças de Cão

Epagneul Breton: Resistente, dócil e companheiro

Descubra tudo sobre a raça de cão Epagneul Bretão, qual a sua origem e quais as principais características. Saiba mais aqui!

O Epagneul Breton é um amigo de quatro patas muito enérgico e dócil. Adora brincar e ser desafiado, não fossem estas características típicas de um cão de caça.

Descubra estas e outras curiosidades sobre o Epagneul Breton, uma das raças de cão francesas mais difundidas do mundo.


História e Origem

O Epagneul Breton é uma das raças descendentes dos Cães de Oysel, treinados na Idade Média para a caça de pássaros com rede, nomeadamente falcões.

Resultou do cruzamento entre cães de quinta na bretanha com Setters, Pointers e Springers, deixados em França pelos caçadores britânicos, durante a época baixa para melhorar o seu faro e a rapidez.

Atualmente, é o cão francês mais difundido em todo o mundo devido às suas características únicas, que fazem dele o companheiro ideal de qualquer família.
Tamanho

Esta raça apresenta uma estrutura física compacta e é conhecido pelas suas orelhas altas e triangulares. Alguns cães nascem já com a cauda curta, mas outros nem por isso.

Pertence à categoria de cães de porte médio, sendo que um macho pode atingir até 51 cm de altura e os 18kg. Já a fêmea consegue chegar até aos 50 cm de altura (da pata à cernelha) e aos 15kg.


Pelagem

O Epagneul Bretão tem um pelo é fino, com tendência para o liso ou ligeiramente ondulado, e pode apresentar-se nas seguintes variedades de pelo:
  • Branca e laranja (a pelagem mais comum)
  • Branca e preta
  • Tricolor (branca, preta e fogo)
  • Ruão (pelos coloridos misturados com branco)

Normalmente, as partes brancas são grandes e uniformes e dada a sua popularidade nos Estados Unidos, surgiu uma variedade norte-americana que se caracteriza por não poder ter pelagem preta.
Epagneul Breton
Personalidade

O Epagneul Bretão tem uma personalidade muito própria. É muito inteligente, divertido, dócil e, ao mesmo tempo, um caçador apaixonado com um excelente faro.

Sente-se feliz e equilibrado quando é estimulado através de exercícios e atividades físicas.

É um cão muito sociável, tanto com pessoas como com outros cães, especialmente da mesma matilha. Por isso, se deseja ter mais algum cão para além do Epagneul Breton, este vai receber bem o novo membro.

Gosta muito de aprender e consegue fazê-lo rapidamente. Desta forma, a sua educação e disciplina torna-se muito mais fácil e rápida.

É um ótimo companheiro e adapta-se à vida em apartamento e no exterior.
Problemas de saúde mais comuns

Este cão é considerado resistente, enérgico e saudável, tendo uma esperança média de vida de 12 a 14 anos.

Os problemas de saúde mais comuns estão relacionados com a audição (otites). Para evitá-los, deve inspecionar diariamente as orelhas e manter-se atento a qualquer anomalia (ex.: coçar as orelhas com frequência).

O Espagneul Bretão é um excelente companheiro que exige pouco em termos de cuidados e espaço para ser feliz.

Adapta-se muito facilmente à rotina dos seus donos e de outros animais, desde que seja estimulado diariamente através de passeios, brincadeiras e corridas.

Quem lhe proporcionar estas condições, encontra no Espagneul Bretão um verdadeiro parceiro para vida.