A sua Lista de Compras

0 produtos

Este subtotal não inclui o custo de entrega. Quando passar a lista para o carrinho do Continente Online, este subtotal poderá ser ajustado considerando as quantidades mínimas de encomenda de cada produto.

Subtotal

€ 0,00

Comprar loja online

Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?

Peixe 40 anos, 40 receitas

Cataplana de Bacalhau com Boininhas

60 min

4

A Cataplana de Bacalhau com Boininhas é uma receita original minha, que cozinho algumas vezes para comer em família. É uma espécie de caldeirada, mas que torna as batatas muito apetitosas e interessantes mesmo para crianças, que normalmente reclamam das batatas cozidas!

Foi com esta receita que venci o primeiro lugar do Festival do Bacalhau em Ílhavo, num concurso para cozinheiros amadores intitulado "O meu Bacalhau é melhor que o teu".

Virgínia Santo

Ílhavo

Ingredientes

  • 4 postas bacalhau
  • 200 g boininhas
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 tomate maduro
  • 1 pimento verde
  • 1 ramo de salsa
  • 2 folhas de louro
  • 1kg de batatas
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • 200 ml vinho branco
  • 200 ml agua
  • 50 ml azeite

Preparação

    1. Começa-se por limpar as Boininhas, extraindo todas as fêveras e ou peles que contenham, depois lavam-se muito bem e deixam-se repousar numa taça.

    2. O Bacalhau, previamente demolhado, também deve ser retirado do frio e deixar descongelar.

    3. Descascam-se as batatas, lavam-se e cortam-se às rodelas, prepara-se de igual modo a cebola e os dentes de alho. Lava-se a Salsa. Lava-se o tomate e retira-se o píncaro, cortando-o às rodelas ou cubos. Lavam-se as folhas de louro e retira-se a nervura central. Limpa-se o pimento de todas as sementes e do "veio" branco interno, por fim corta-se em fatias. Mede-se o vinho, a água e o azeite. Reservam-se todos os ingredientes (temperos) num prato e dá-se início a elaboração da cataplana.

    4. Põe-se os temperos sólidos, as batatas, e mexe-se um pouco com a mão para ficar misturado de forma mais ou menos homogénia. Por cima dispõe-se as Boininhas, o Bacalhau e os líquidos (vinho e água), por fim as pedras de sal, rega-se tudo com o azeite e tempera-se a gosto com um pouco de Mix de pimentas, moídas na hora.

    5. Vai ao lume a cozer na cataplana devidamente fechada. Quando se vê que está a largar muito vapor e algum líquido a fervilhar na borda da cataplana, baixa-se o lume para médio de forma a cozer em vapor lentamente (20 minutos) e sem secar por completo os líquidos. Bom apetite!