O Arroz de Couve e Enchidos é uma receita de família. Cozinhado com Amor e com produtos cultivados e criados pelos meus avós, hortaliças e fumeiro.
Sempre fiquei encantada com todas as etapas desta pequena produção. Era trabalhosa, mas era feliz. Ver os meus Avós, Pais e Tios a sorrirem e a cantarem enquanto a faziam era pura magia.
À volta de uma mesa grande decorada com uma toalha aos quadrados, com cestos de pão e broa, vinho e limonada, a grande família esperava que a avó levasse a panela deste delicioso arroz. A sala ficava aromatizada com este cheirinho tão bom. Recordo esses tempos com imensa saudade. Mas ainda tenho a sorte de saborear e, também preparar, esta receita dos Avós do Norte.
Ainda é confecionada nos reencontros de família. Na altura do Carnaval é tradição. Hoje, os produtos escolhidos são do Continente, onde encontramos os melhores enchidos de Trás-os-Montes.
É uma verdadeira comida de conforto e ideal para os dias frios. Mas vai sempre bem porque nos aconchega a alma, o estômago e o coração. É um sabor que fica na memória e faz parte da nossa história.
E, se a vida passa a comer, vamos fazer dela uma festa e um prazer. É assim que vivemos estes momentos em família. E é tão bom!