Etapas do Crescimento

O Primeiro Mês: O que fazer se o bebé bolça muito?

O que fazer se o bebé bolça muito? Conheça pequenos truques que vão ajudar com o seu bebé recém-nascido.

É normal os bebés bolçarem?

Bolçar significa deitar fora pela boca algo que foi engolido previamente. Quando isto ocorre, muitos pais podem ficar preocupados que o bebé esteja doente ou que não esteja a receber comida suficiente. No entanto, a verdade é que todos os bebés bolçam, seja com leite de fórmula ou leite da mãe. Uns bolçam mais vezes, outros bolçam menos. Isto deve-se ao facto de uma pequena válvula que existe entre o estômago e o esófago, cujo propósito é impedir o retorno do leite até à boca, estar muitas vezes imatura, ou seja, pouco desenvolvida na altura do nascimento. A sua maturação ocorre gradualmente até ao bebé completar cerca de 3 a 4 meses de vida. É por isso, normal que após uma refeição alguma quantidade de leite possa voltar até à boca, mas sempre em pequena quantidade e sem força. Após a maturação da válvula, o bebé deverá deixar de bolçar de forma progressiva.

Que medidas podem ajudar?

Deve-se manter o bebé na posição vertical, depois da mamada, como quando está a arrotar. Quando é deitado, elevar a cabeceira da cama a trinta graus e virado para o lado direito. Em último caso, mudar para um leite especial o “A.R.” (anti-refluxo), que tem uma composição mais espessa e torna-se mais difícil que o leite volte até à boca.

Quais são os sinais de alerta?

Existem alguns sinais que devem deixar os pais em alerta, nomeadamente:

  • Se o bebé bolçar muita quantidade;
  • Se o bebé bolçar muito frequentemente;
  • Se o bebé bolçar em jato;
  • Se o bebé se engasgar frequentemente à medida que bolça;
  • Se o bebé estiver a ganhar peso abaixo do expectável para a sua idade e percentil.

Nestas circunstâncias, poderá ser necessário contactar o pediatra que segue o bebé na eventualidade de precisar de algum tipo de tratamento.