Ele é originário da região do Vale do Paraíba, mas foi em Jacareí, São José dos Campos e região que ele se tornou um sucesso especialmente nas festas juninas. Em 1925, já havia registro que o bolinho era comercializado em Jacareí.
Em Jacareí foi declarado em 2010 como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade.
Em todas as festas, o bolinho caipira não pode faltar, a sua barraca sempre é a mais movimentada. Por ser delicioso e de fácil preparo, é também usado nas festas beneficentes em prol das entidades assistenciais, sem contar que também é fonte de renda para muitos moradores.
Em minha lembrança, desde de muito cedo este era o meu petisco preferido nas festas. O preparo e sabor deste prato, me remete a momentos de festa e alegria, com a família e os amigos.
Quando decidimos morar fora, alguns dos meus pratos preferidos não eram possíveis de consumir ou reproduzir, então, quando um dia fui até ao Continente e vi os ingredientes que precisava para este prato tão afetivo, eu não tive dúvidas: comprei-os na mesma hora e tratei logo de pedir a receita com minha mãe.
O sabor é perfume do bolinho que invadiu a casa, me fez mergulhar em lindas recordações da minha infância e juventude!
Em Jacareí, minha cidade Natal, o bolinho é servido com um molho caseiro a base de cenoura e tomate, que terei imenso prazer em também servir junto ao bolinho caso passe para a próxima fase.
Posso garantir que este delicioso prato é um petisco viciante!