Sobremesa

Tarte tartin com massa folhada

Chef Marlene

Chef Marlene Vieira

Chef de cozinha de base tradicional portuguesa, criativa e atual, onde os ingredientes nacionais inspiram pratos cheios de sabor e texturas.

120 min

6 pessoas

Médio

Económico

Uma tarte deliciosa tipica de França.

Chef Marlene

Chef Marlene Vieira

Chef de cozinha de base tradicional portuguesa, criativa e atual, onde os ingredientes nacionais inspiram pratos cheios de sabor e texturas.

Ingredientes

  • Para a massa:
  • 500gr farinha sem fermento
  • 3 dl de água
  • 1 colher de café de sal fino
  • 300gr de margarina
  • Para o recheio da tarte
  • 200gr de açúcar
  • Metade da quantidade de açúcar em água
  • Uma colher de sopa de manteiga
  • Pera Rocha
Preparação

Preparação

Começamos por envolver os três ingredientes, o suficiente para poder trabalhar a massa.

Colocamos a amassar o preparado e assim que começa a ficar mais lisa formamos uma bola e deixamo-la a repousar 15 minutos envolvida em película aderente.

Depois de repousada a massa, retira-se a película aderente e faz-se um golpe em cruz no topo.

Abre-se e coloca-se no seu interior a margarina. Envolve-se juntando as quatro pontas formadas, polvilha-se com farinha e alisa-se com o rolo da massa.

Começamos a dar voltas à massa. A primeira é uma volta normal, que consiste em dobras até dois terços da massa.

As pontas têm de ser puxadas para formar um retângulo uniforme. Deixa-se a repousar a massa durante cinco minutos e repete-se o processo (alisar com o rolo da massa e dobrar a massa a dois terços).

É importante ir polvilhando a massa com farinha para que ela não cole. Repete-se o processo três vezes. No final, faz-se a volta espanhola, ou seja, dobra-se a passa em livro, ou seja, das pontas para o meio.

Sacode-se a farinha a mais e dobra-se em dois. Deixa-se a repousar 15 a 20 minutos no frio e envolta em película aderente.

Começamos a preparar o recheio colocando a água e o açúcar ao lume a caramelizar. Nunca se mexe o preparado, agita-se apenas a frigideira enquanto carameliza.

Assim que começar a atingir o ponto de caramelo junta-se a manteiga. Assim que derreter deita-se o preparado para uma forma redonda onde se mergulham as peras cortadas ao meio. Vai ao forno por 20 minutos a 180º.

Entretanto, retira-se a massa folhada do frio e estende-se numa bancada e recorta-se em forma circular utilizando a forma que foi ao forno com as peras como molde. Será com este pedaço circular que “tapamos” a forma das peras.

Picamos a massa, e vai ao forno por 15 minutos.

As aparas de massa folhada que sobraram do recorte podem ser usadas, forradas em açúcar, para fazer palmiers.

Retira-se a tarte do forno e deixa-se a repousar até ficar morna.

Desenforma-se e polvilha-se com açúcar.