Nutrição

Sumos naturais: saúde em estado líquido

Os sumos naturais são uma deliciosa forma de ingerir vitaminas e nutrientes fundamentais ao organismo. Descubra todos os benefícios e quais as opções mais recomendadas.
Os sumos naturais, à base de fruta ou legumes, são deliciosos, saudáveis e de preparação muito simples. Para além do sabor refrescante, contribuem para a hidratação do organismo. 

O que é um sumo natural?

Para ser considerado um sumo natural, deve ser 100% fruta e não receber a adição de água, conservantes, aditivos ou açúcar. Descubra porque os deve incluir na alimentação e quais são as opções mais recomendadas.

Benefícios dos sumos naturais

Além de ricos em água, os sumos naturais são ainda importantes fontes de vitaminas, fibras, minerais, aminoácidos e enzimas. Geralmente, quem tem por hábito o consumo destes sumos, tem um bom funcionamento intestinal, os níveis de glicemia e colesterol controlados, uma pele, unhas e cabelos mais bonitos, fortalecidos e saudáveis.

De uma forma resumida, estas são as principais vantagens:
  • Melhora o funcionamento do organismo
  • Promove o desenvolvimento de novas células
  • Facilita o transporte do oxigénio no sangue
  • Auxilia o combate aos radicais livres que provocam o envelhecimento
  • Diminui a pressão arterial
  • Promove o processo de emagrecimento
Mas as vantagens dependem essencialmente da fruta utilizada.
 
Sumos naturais mais recomendados

Alguns são velhos conhecidos, outros talvez nunca tenha experimentado. Estes são alguns dos sumos naturais mais recomendados pelos nutricionistas.

Sumo de laranja

O sumo de laranja fornece alguns nutrientes essenciais, como vitamina C, folato, potássio e magnésio, contribuindo para atingir as doses diárias recomendadas (DDR) destas vitaminas e minerais.

O consumo moderado de sumo de laranja 100% natural tem efeitos positivos para a saúde, para além dos relacionados com o elevado teor de vitamina C. A proteção contra a inflamação celular, síndroma metabólica, assim como o aumento e melhoria dos níveis de insulina e da função cognitiva em idosos, são alguns dos benefícios que têm surgido associados ao sumo de laranja.

Sumo de abacaxi

Como fonte de minerais, potássio, fósforo, magnésio, sódio, enxofre, ferro e cálcio, para além de rico em vitaminas A, B e C, o sumo natural de abacaxi ajuda no processo de digestão, a prevenir doenças cardíacas e a aliviar as dores nas articulações, por atuar como anti-inflamatório.

É um importante aliado na perda de peso, por ser rico em água e fibras, que aumentam a saciedade. Melhora a saúde da pele e dos cabelos, por conter vitamina C e betacaroteno.

Sumo de limão

O limão é um citrino rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino. Além disso, a casca do limão e suas folhas contêm óleos essenciais que proporcionam um cheiro característico.

O limão recém colhido possui contém cerca de 55% da quantidade diária necessária de vitamina C, que atua como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunitário, evitando doenças como a gripe.

O sumo de limão é assim muito benéfico para a saúde. A água, o componente mais abundante, ajuda a hidratar o corpo. Mas se adicionar algumas fatias ou gotas de um limão fresco (e orgânico, de preferência), terá benefícios adicionais. 

E, para além do sumo de limão, também as limonadas se podem juntar à lista de possibilidades, criando autênticos festins de paladares frescos em tempos de calor, sol e praia.  

Sumo de maçã

Consumir maçã ajuda a ter uma vida equilibrada. Tanto a polpa quanto a casca são ricas em vitaminas C, sais minerais e um poderoso antioxidante, a quercetina.

Com atuação ao nível do rejuvenescimento, o sumo de maçã é uma fonte de pectina, facilitando a eliminação de toxinas no organismo.

Além do baixo valor calórico, esta é uma opção rica em fibras. Por isso, promove uma sensação de saciedade, que evita desvios à dieta ao longo do dia. E também tem uma baixa quantidade de sódio, que ajuda a libertar o excesso de água do corpo.

Ricas em potássio, as maçãs ajudam ainda a prevenir problemas nas articulações. Mas quem já sofre deste mal também pode beneficiar do sumo, pois ajuda no controle dos sintomas e a aliviar as dores reumáticas.

Tudo o que precisa para fazer qualquer um destes sumos naturais está à sua espera numa loja Continente perto de si.

O que é que os sumos naturais têm?

Com a grande variedade de fruta fresca que temos disponível, é possível combinar uma série de sabores e aproveitar as vantagens de cada fruta, através dos sumos naturais. Encontre-os prontos a consumir no Continente ou explore a nossa gama de fruta fresca.