A sua Lista de Compras

0 produtos

Este subtotal não inclui o custo de entrega. Quando passar a lista para o carrinho do Continente Online, este subtotal poderá ser ajustado considerando as quantidades mínimas de encomenda de cada produto.

Subtotal

€ 0,00

Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?

Saúde digestiva e bem-estar: 5 sinais de alerta

Conheça 5 sinais de alerta que indicam problemas na saúde digestiva e intestinal, e saiba como melhorar o bem-estar através de uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.
Saude Digestiva Intestinal

Publicado a 28/02/2025

Além do tipo de alimentação que fazemos, também o stress e a ansiedade, dois grandes males do século XXI, podem ter um grande impacto na saúde deste sistema.

Conheça 5 sinais de alerta para a saúde digestiva e intestinal que não devem ser ignorados.

Dia Mundial da Saúde Digestiva


No dia 29 de maio celebra-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva para consciencializar as pessoas sobre a importância do sistema digestivo e promover a prevenção e o tratamento de distúrbios que lhe estão associados.

O intestino e o cérebro estão de tal modo ligados, que o primeiro é considerado «o segundo cérebro», por conter também um grande número de neurónios e de neurotransmissores.

Assim, sempre que há um estado de stress ou de ansiedade, bem como quadros de depressão ou de alterações do estado emocional, o cérebro emite sinais ao intestino. Por consequência, pode haver complicações sérias no sistema digestivo que se manifestam de 5 formas diferentes – isoladamente ou conjugadas entre si. Se estes sintomas persistirem, consulte um gastrenterologista.

Saúde digestiva e stress: 5 sinais de alerta


Alterações no trânsito intestinal


O stress e a ansiedade podem alterar o trânsito intestinal, bem como a velocidade e a força das contrações do trato digestivo, o que eventualmente provoca gases, inchaço abdominal, diarreia ou obstipação.

Aumento do ácido gástrico


Quadros de stress e de ansiedade podem desencadear a libertação de hormonas que lhes estão associadas – como o cortisol e a adrenalina – e aumentar a produção de ácido gástrico – um ácido presente no suco gástrico. Por consequência, pode haver refluxo ácido, azia ou náuseas.

Redução do fluxo sanguíneo para o sistema digestivo


Quando se está com ansiedade ou com stress, o corpo direciona o fluxo de sangue para longe do sistema digestivo, nomeadamente para os músculos e para o cérebro. Este facto pode causar um retardamento da digestão, dores abdominais ou obstipação.

Inflamação


O stress e a ansiedade alteram com frequência a função da barreira intestinal, o que pode originar uma inflamação do trato digestivo.

Desequilíbrio das bactérias intestinais


A ansiedade e o stress afetam o equilíbrio das bactérias intestinais, na medida em que aumentam o número de bactérias nocivas e diminuem a quantidade de bactérias benéficas. Este desequilíbrio pode trazer problemas digestivos, disfunções do sistema imunitário e problemas de saúde mental.

Fonte: SPG – Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia
Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.