Alimentos

Robalo: fresco e saboroso

O robalo é um dos mais nobres habitantes da costa portuguesa. Com a sua carne branca, delicada, firme e com poucas espinhas, agrada a pequenos e graúdos. Descubra todas as suas propriedades.

“Portugal tem o melhor peixe do mundo”. As palavras são de chefs de renome internacional como Ferran Adriá. A fama é tal que um dos melhores restaurantes de Nova Iorque, o Per Se, abastece-se de peixe português, que lá chega transportado de avião.

Não admira, por isso, que o nosso robalo, da espécie Dicentrarchus labrax, um dos mais nobres habitantes da costa marítima portuguesa, faça as delícias de qualquer um. Descubra todas as vantagens e propriedades do robalo.

Os benefícios do robalo

Este peixe fornece vitaminas B6 e B12, tiamina e niacina - composição com diversos papéis no organismo.

O seu aporte adequado é importante para manter o funcionamento dos sistemas nervoso e imunitário, para uma adequada função cardíaca e psicológica e para o normal metabolismo de produção de energia. O consumo de robalo promove, ainda, a redução do cansaço e fadiga.

Como consumir robalo

Muito apreciado na culinária portuguesa, o robalo é um peixe multifacetado. É excelente inteiro, escalado, em posta ou filetes - estes últimos podem ser preparados pelos especialistas das nossas peixarias.

Não há limites para o uso culinário do robalo. Pode ser grelhado, ao sal, assado no forno, cozido, a vapor, em ceviche, em sushi, em filetes, em caldeiradas, em massadas, em sopas. Recomendamos grelhá-lo ou fazê-lo ao sal, pois são opções mais saudáveis.

Como escolher e conservar

Quando for comprar robalo, confira os seguintes aspetos:
  • Olhos brilhantes, convexos e translúcidos.
  • Brânquias ou guelras, rosa-avermelhado e sem muco.
  • Corpo alongado e rijo.
  • Escamas finas e brilhantes.
  • Odor a mar.
O peixe deve ser o último produto a adquirir no supermercado, pois é um alimento muito perecível. Durante o transporte, não deve colocar nenhum outro produto sobreposto. Em casa, coloque o robalo de imediato no frigorífico até ao momento da sua confeção.

O que é que o robalo tem?

As condições naturais do nosso mar, que conjuga planura, profundidade, temperatura e biodiversidade, explicam a qualidade do pescado português. Entre a enorme variedade de peixes de grande qualidade, o robalo destaca-se pela versatilidade gastronómica, sabor a mar e propriedades benéficas para a saúde. Inclua-o na sua dieta sem receios.