System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]

Truques e Dicas de Cozinha

Ovos no ponto e mais dicas de cozinha

Descubra truques de cozinha simples que irão facilitar o seu dia-a-dia na preparação dos mais variados pratos. Vamos partilhar os segredos para deixar os ovos cozidos no ponto ideal ou para deixar os quiabos secos e sem baba.
Ovos

O ovo é um ingrediente muito versátil e está presente em várias receitas doces e salgadas. Conheça algumas dicas infalíveis na preparação dos ovos.

Quando estiver a preparar uma receita com vários ovos, abra cada um para um pequeno recipiente e depois junte-o ao recipiente principal. Desta forma vai evitar que um ovo estragado contamine os demais ingredientes e estrague definitivamente a receita que está a fazer.

Gosta dos ovos bem ou mal cozidos?

Siga estes tempos de cozedura para que os ovos cozidos fiquem no ponto ideal para si:

  • 4 minutos após levantar fervura - Ovo mal cozido (gema ligeiramente líquida e macia);
  • 6 minutos após levantar fervura - Ovo no ponto médio (gema mole e macia);

  • 10 minutos após levantar fervura - Ovo bem cozido (gema firme).

Como bater claras bem volumosas?

É simples. Para que as claras obtenham um bom volume ao serem batidas devem-se manter os ovos à temperatura ambiente. Se estiverem no frigorífico, retire os ovos cerca de 45 minutos antes de trabalhar as claras.

Bater claras é uma técnica culinária muito utilizada na doçaria portuguesa. Descubra mais dicas para conseguir bater claras em castelo perfeitas.
imagem ovo cozido com casca partida no topo e ponto médio
Quiabos

Vegetal de origem africana que acompanha bem pratos picantes, como caril. É rico em vitamina C, mas poucos se atrevem a tirar partido de todos os seus benefícios alimentares. Especialmente quando refogado, o quiabo liberta uma "baba" que acaba por dar uma textura diferente à refeição.

Como fazer quiabos secos e sem baba?

Gosta de quiabos mas não sabe como retirar a “baba” que lhes é tão característica? Nós dizemos-lhe como. Corte as pontas dos quiabos e deixe-os de molho em sumo de limão por cerca de 30 minutos. Ou então, misture 3 partes de
sumo de limão com 2 de vinagre e deixe os quiabos (também com as pontas
cortadas) de molho por 15 minutos.
imagem quiabos verdes com fundo preto
Mais dicas de cozinha

Amolecer manteiga

Tem a manteiga no frigorífico e precisa dela amolecida para barrar uma torrada? Fácil. Corte o pedaço que pretende utilizar e rale-o na mandolina, no ralador grosso. Verá como, após estar ralada, a manteiga estará pronta para barrar.

Açúcar mascavado

O açúcar mascavado tende a formar “bolas” duras e nada apetitosas com o passar do tempo. Se não quer que isso aconteça, basta, simplesmente, colocar um pedaço de pão ou uma fatia de maçã dentro do recipiente onde guarda o açúcar. Fácil e eficaz.

Encontre mais truques e dicas de cozinha e tire máximo partido do prazer de cozinhar e experimentar novas receitas.