System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
almoço de páscoa

Alimentos

Os sabores que não podem faltar no seu almoço de Páscoa

Do tradicional folar ao cabrito assado, veja os pratos que devem fazer parte do menu do seu almoço de Páscoa.
O almoço de Páscoa é a oportunidade perfeita para reunir a família e os amigos à mesa, pôr a conversa em dia e saborear os pratos típicos desta época festiva.

Do tradicional folar ao lombo ou cabrito assado no forno, veja algumas das receitas de Páscoa que pode preparar neste dia.


Receitas para o almoço de Páscoa

O almoço de Páscoa une sabor e tradição à mesa. Neste dia, os pratos mais comuns nas ementas dos portugueses são essencialmente assados – cabrito, lombo, borrego e, em alguns casos, bacalhau. À festa junta-se ainda o tradicional folar da Páscoa.


Folar da Páscoa

O folar da Páscoa tornou-se um símbolo desta data em Portugal. Nos dias de hoje, são várias as famílias que ainda vão mantendo viva a tradição de oferecer o folar aos afilhados e, claro, garantir um lugar à mesa para esta iguaria.

Com o passar do tempo e dependendo da região onde é confecionado, a receita original do folar de Páscoa foi sendo adaptada e chega hoje às lojas com recheios, sabores e formas diferentes.

Pode optar pelo folar transmontano, pelo folar algarvio, pelo folar de Chaves, pelo folar de carne e enchidos, de frango, de sardinha ou de tomate seco, alecrim e queijo feta. Existem ainda opções doces, como o folar de folhas, e versões mais amigas do ambiente, como o Folar de Páscoa Sustentável do Continente.
folares de páscoa Continente
Borrego

O borrego deve fazer parte de qualquer ementa, especialmente do almoço de Páscoa, por ser uma autêntica festa para o paladar. Esta carne alia o sabor a uma versatilidade gastronómica apelativa e a uma grande riqueza nutritiva.

As receitas de Páscoa com borrego diferem de região para região no país, mas as mais comuns são sobretudo as versões assadas no forno assado com batatas. Mas pode explorar outras receitas como borrego estufado com ervilhas, ensopado de borrego, jardineira de borrego ou costeletas de borrego grelhadas.
 

Cabrito

Embora consumido ao longo de todo o ano, o cabrito ganha destaque na Páscoa, torna-se no prato de eleição de milhões de portugueses.

Por ter um sabor suave, uma textura macia e ser uma carne muito saborosa e tenra, o cabrito permite uma enorme variedade de métodos de preparação. Os pratos mais comuns de cabrito são os assados, os ensopados e os grelhados.
Bacalhau

Para quem prefere comer peixe no almoço de Páscoa, o bacalhau é o eleito. Cozido, no pão, gratinado ou assado no forno, são apenas alguns exemplos de receitas com bacalhau que podem fazer parte do cardápio de Páscoa.


Lombo de porco

É muito comum no almoço de Páscoa confecionar-se lombo de porco, especialmente assado no forno, acompanhado com castanhas ou batatas assadas e arroz.

Pode também preparar um lombo de porco recheado com avelãs, ameixas ou com morcela.

Saiba como escolher os melhores vinhos para acompanhar cada um destes pratos típicos de Páscoa.


Doces de Páscoa

A Páscoa também é sinónimo de doçaria, por isso, deve garantir que no final do almoço de Páscoa há espaço para alguns doces tradicionais.

Conheça aqui as receitas dos doces de Páscoa que não podem faltar na mesa, desde o famoso ninho de Páscoa aos ovos.


Take-Away Continente

Para os clientes que não possam ou não queiram despender tempo a cozinhar na Páscoa, o Take-Away do Continente leva tudo o que precisa até si! Desde as entradas, pratos de carne e peixe, até aos acompanhamentos e doces típicos desta época festiva.