Alimentos

Nectarina: saborosa e suculenta

Descubra alguns dos benefícios da nectarina para a saúde, e como escolher, conservar e consumir.
A nectarina é uma fruta deliciosa que, além de ser rica em fibra, tem também um alto teor em vitamina C, que contribui para a redução do cansaço e da fadiga e para manter o normal funcionamento do sistema imunitário. Descubra todas as vantagens deste fruto.

As vantagens da nectarina

As nectarinas apresentam um excelente perfil nutricional, contendo inúmeras vitaminas e minerais diversos, nomeadamente betacarotenos, que conferem à fruta a sua cor vermelho-amarelada.

Sistema imunitário

A nectarina consegue converter betacarotenos em vitamina A, nutriente essencial para o suporte do sistema imunitário, bem como para a saúde da pele e olhos.

Gravidez

Este fruto apresenta ainda outros nutrientes importantes, como o ácido fólico ou folato, fundamental para a formação de glóbulos vermelhos e desenvolvimento fetal na gravidez, bem como cálcio, fósforo e vitamina K. 

Antioxidante

Por fim, é também uma ótima fonte de antioxidantes, pela presença de polifenóis que protegem o organismo contra formação de radicais livres, que podem causar lesões nas células do corpo.

Prevenção de doenças

Os estudos indicam também que o mesmo grupo de polifenóis presente nas nectarinas poderá estar associado a uma redução na proliferação de células cancerígenas da mama. Já a presença de nutrientes como vitamina A, C, betacarotenos e triptofano é também relevante pela ajuda na redução do colesterol LDL (habitualmente conhecido por “colesterol mau”). 

Como consumir nectarinas

A nectarina é uma ótima opção para inúmeras refeições. Pode ser ingerida ao natural, que permitirá uma melhor absorção de todos os seus nutrientes e benefícios, e fica bem em saladas, gelados ou até compotas.

Existem ainda outras formas de consumir esta fruta, como sumos ou recheios de bolos.

Como escolher e conservar

Esta fruta é especialmente saborosa nos meses de julho e agosto. No momento da escolha, as nectarinas não devem apresentar sinais de desidratação. Prefira as que tiverem bom aroma e estejam livres de manchas, pontos fracos ou rugas.

A pele deverá ter um tom amarelado ou amarelo-alaranjado. Se encontrar a fruta demasiado verde, significa que não está madura e que foi colhida demasiado cedo. Após colheita, não se tornam mais doces, pelo que deve procurar outras nectarinas com melhor aspeto.

Para uma conservação ideal, deve colocar as nectarinas numa fruteira à temperatura ambiente no máximo 3 a 5 dias.

O que é que a nectarina tem?

A nectarina é rica em aromas e importantes benefícios para a saúde, mas também conta com uma enorme versatilidade, capaz de ser consumida ao natural, em saladas, gelados ou até compotas.

No Continente, poderá encontrar nectarinas de excelente qualidade, prontas para serem utilizadas da forma que achar mais deliciosa. Visite as nossas lojas ou online e conheça esta e outras frutas frescas.