System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
Nabo

Alimentos

Nabo: anti-inflamatório natural

O nabo apresenta baixo valor energético, alto teor fibras e é constituído sobretudo por água. Descubra tudo sobre as vantagens deste alimento, um anti-inflamatório natural para a sua saúde.
O nabo é uma planta crucífera, comestível desde a sua raiz tuberosa às suas folhas (nabiças). É constituído principalmente por água, e por isso fornece poucas calorias, ideal para quem procura perder peso. Saiba tudo sobre este ótimo alimento.


Benefícios do nabo

A raiz do nabo fornece importantes nutrientes para o organismo. As folhas apresentam um elevado teor de vitaminas A, B, C, K, folatos, betacarotenos, sais minerais e fibras. Estes componentes fazem do nabo um excelente promotor da saúde, com vários benefícios.

Hidratante

Constituído por cerca de 94% de água, o consumo de nabo ajuda a promover uma hidratação adequada.

Ossos, dentes e olhos

Devido ao teor de vitamina C, consumir nabo permite o normal funcionamento dos ossos e dentes. Já a vitamina A contribui para uma boa saúde visual.

Sistema imunitário


A vitamina C presente no nabo contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Regulador intestinal

O nabo apresenta um alto teor em fibras que contribuem para a regulação do trânsito intestinal.

Anti-inflamatório

O nabo é um anti-inflamatório natural, indicado para quem sofre de dores nas articulações ou está a recuperar de lesões. 


Tipos de nabo

Confira alguns dos tipos de nabo mais conhecidos:
  • Nabo Bola de Neve: é um tipo de nabo mais pequeno, com cerca de 8cm de diâmetro, redondo, de pele lisa, sabor suave e delicioso;
  • Nabo Bola de Ouro: esta variedade distingue-se por ser redondo e amarelo dourado;
  • Nabo "Purple Top" ou Branco Globo: este nabo de polpa branca, estaladiça e compacta apresenta uma forma oval, raíz roxeada no topo e é considerado o rei dos nabos;
  • Nabo Inglês Comprido ou "Chifre de Boi": este tipo de nabo possui uma raiz roxeada no topo, de polpa saborosa, muito apreciada na cozinha portuguesa, também conhecida como corno ou chifre de boi;
  • Nabo Roxo: é variedade de nabo muito popular, cultivada todo o ano, produz raiz tenra, de sabor doce e pequenas folhas macias verde escuro;
  • Nabo Branco Plano Precoz: tem uma forma discoidal e uma polpa tenra;
  • Nabo Redondo Virtudes: é um nabo de raíz cilíndrica que termina em ponta;
  • Nabo Croissy: este tipo de nabo caracteriza-se por ser longo, branco, precoz;
  • Nabo Negro Alsacia: um nabo longo de casca preta e polpa branca;
  • Nabo Milão: o nabo Milão tem uma raiz achatada, pescoço violeta e parte enterrada branca.

Receitas com nabo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, deve-se promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de nabo corresponde em média a 140g.

Do nabo come-se tudo: as raízes (nabos), as folhas (nabiças) e as inflorescências (grelos).

O nabo pode ser cozinhado, como por exemplo em sopas e cozidos. Contudo, consegue-se aproveitar maiores benefícios deste alimento quando consumido cru. Pode comer a raiz do nabo crua, por exemplo, ralada em saladas.

Na altura de escolher o nabo, é importante que o mesmo não apresente sinais de desidratação. 

Esta raiz pode ser conservada na gaveta do frigorífico por um período de 10 dias, a uma temperatura de 6ºC.


O que é que o nabo tem?

O nabo é uma excelente de fonte de fibras e água. É um alimento indicado para qualquer dieta alimentar, pelos seus componentes tão benéficos. As suas características recomendam especialmente a introdução do nabo em dietas para perda de peso.