morango
Alimentos

Morango: delicioso e saudável

O morango é um fruto delicioso, que tem várias vantagens para a saúde. Descubra porque deve fazer parte da sua dieta equilibrada.

O morango é um fruto refrescante, doce e muito aromático. Apresenta um baixo valor energético e um elevado teor de água, sendo delicioso para consumir ao natural.  Neste artigo, revelamos todas as vantagens para a saúde e como incluir o morango num plano de dieta saudável.

Benefícios do morango

De todas as vantagens que o consumo de morangos traz ao organismo, estas são as 5 principais:

Mais energia

As vitaminas presentes no morango contribuem para a síntese normal de aminoácidos, para reduzir o cansaço e a fadiga e para uma adequada produção de energia pelo organismo.

Regular o sistema imunitário


Pela riqueza em vitamina C, o morango contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Controlo da glicémia


O morango é uma excelente fonte de fibra e apresenta, simultaneamente, um baixo índice glicémico. Duas características que contribuem para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Capacidade antioxidante


O morango possui grandes quantidades de vitamina C, que promove a proteção das células do organismo contra as oxidações indesejáveis.

Melhoria da memória


O morango apresenta propriedades neuro-protetoras que promovem a melhoria da memória.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, devemos incluir na nossa dieta entre 3 a 5 porções diárias de fruta. Uma porção de morangos corresponde a 160g (cerca de 8 unidades).

Como consumir morangos

Há muitas formas de consumir morangos - ao natural é o mais comum. Mas é igualmente delicioso quando degustado em saladas, misturado com outros frutos, sumos (seja batidos ou smoothies), ou em doces, geleias, compotas ou bolos.
crianca-a-comer-morango
Também pode servir os morangos envolvidos em natas, regados com vinhos generosos, polvilhados com açúcar ou cobertos com chocolate. Descubra todas as receitas em que o morango ganha destaque.
 

Como escolher e conservar

Dê preferência a morangos perfumados, de cor vermelho-vivo, com as folhas verdes, sem manchas ou partes amolecidas. Normalmente, quando um dos extremos do fruto se encontra esbranquiçado, é sinal de que ainda não amadureceu o suficiente.

Dê preferência a morangos perfumados, de cor vermelho-vivo, com as folhas verdes.


Por se tratar de um fruto muito sensível, deve ser armazenado no frigorífico sem ser lavado, pois a humidade favorece o seu apodrecimento. O ideal é conservar os morangos numa embalagem aberta na gaveta inferior do frigorífico.

O período aconselhável de armazenamento é de cerca de 2 a 5 dias e a uma temperatura de 6º.
 

Encontre morangos deliciosos no Continente

Os morangos disponíveis nas lojas Continente são colhidos cuidadosamente à mão e colocados nas embalagens quando ainda se encontram nos campos.

Durante a apanha, apenas são colhidos os morangos que se encontram no ponto ótimo de consumo, para que cheguem às lojas com todo o sabor e aroma que estes frutos podem oferecer. Desta forma, é possível desfrutar verdadeiramente de todas as suas deliciosas características.