Legumes grelhados
Nutrição

Legumes grelhados: saúde a cada garfada

Os legumes grelhados são saborosos e nutritivos. Descubra quais os benefícios associados ao seu consumo.
Os legumes grelhados ajudam a manter uma dieta mais equilibrada e saudável, influenciada precisamente pelo modo de preparo das refeições. Conheça as nossas dicas para fazer legumes grelhados cheios de sabor.

Benefícios dos legumes grelhados

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o baixo índice de consumo de frutos, hortaliças e legumes encontra-se entre os 10 principais fatores de risco para o aparecimento de doenças. É recomendado o consumo diário de, pelo menos, 400g de frutas e legumes ou 5 porções por dia.

As frutas e legumes são uma fonte rica de vitaminas, minerais, fitoquímicos, antioxidantes e fibras, tornando-se essenciais para a regulação e manutenção do bom funcionamento do organismo e do estado de saúde em geral. Grelhar permite preservar os nutrientes, usando menos adição de gordura.

Estas são as principais vantagens para a saúde de consumir legumes grelhados.

Proteção do organismo

Graças à riqueza dos micronutrientes presentes, assim como de alguns tipos de fibras alimentares, os legumes exercem um papel de proteção do organismo, essencialmente contra doenças crónicas como alguns tipos de cancro, obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Emagrecimento e manutenção de peso

Por terem um baixo teor energético, serem pobres em calorias, estarem isentos de gordura e serem constituídos por uma elevada percentagem de água, são uma excelente fonte fibras alimentares que promovem a sensação de saciedade.

Fonte de vitaminas

A sua riqueza nutricional é essencial para a manutenção do bom funcionamento do organismo, evitando carências que provocam alterações do trânsito intestinal, como obstipação, prisão de ventre, hemorroidas e outras.

Para colher todos estes benefícios são necessários alguns cuidados na preparação de legumes grelhados.

Como consumir legumes grelhados

Não há nada mais simples do que grelhar legumes. Basta cortar os legumes às tiras ou rodelas, levar um grelhador ao lume até estar bem quente e colocar. Pincele com azeite e tempere com sal e pimenta. É importante controlar o ponto da grelha para não carbonizar e não exagerar no tempero com sal.

No caso de legumes como batatas, cenouras e beterrabas, estes devem ser pré-cozidos com um pouco de sal, antes de serem grelhados. Assim, ferva-os até que comecem a cozinhar e, em seguida, leve-os para a grelha.

Ao preparar legumes grelhados, é importante não carbonizar e não exagerar no tempero com sal


O consumo de legumes grelhados deve ser equilibrado com outras formas de preparação. Por exemplo, com legumes cozidos na sopa. A sopa é uma forma privilegiada de consumir legumes e hortaliças. Para uma sopa mais rica, deve-se utilizar pelo menos quatro variedades de legumes e de cores diferentes, já que cada cor está associada a uma vitamina diferente.

Experimente também as saladas cruas, e os legumes ao vapor e cozidos em água, para a qual são transmitidas várias propriedades. Para além disso, pode optar por consumi-los salteados, guisados, assados ou grelhados.

Inclua legumes grelhados na alimentação

Consumir legumes grelhados é sinónimo de alimentação saudável, com o máximo sabor, e sem perder muito tempo. A única coisa com que vai ter de se preocupar é com o tempero que lhes vai querer dar. Aposte numa alimentação e estilo de vida mais saudáveis, ao incluir os legumes grelhados na sua rotina diária.