Nutrição

Frutos tropicais: viajar sem sair de casa

O aroma e sabor dos frutos tropicais transportam-nos para destinos exóticos sem sair de casa. Descubra estas sugestões que vale a pena experimentar.

Com cores vivas, formas inusitadas e sabores originais, os frutos tropicais estão cada vez mais presentes no nosso país. Gastronomicamente versáteis e benéficos para a saúde, são uma excelente opção para inovar na cozinha. Mergulhe nestes sabores únicos.

Frutos tropicais para experimentar

Se está à procura de experimentar novos sabores, seja em sumo, na fruta ou nos cozinhados, prove estes frutos tropicais.

Abacaxi

O abacaxi (ou ananás) tem uma polpa doce, muito suculenta com um bom equilíbrio entre acidez e açúcar. Pode ser consumido ao natural, em sumos, batidos e smoothies, em gelados, bolos, saladas de fruta, iogurtes, pratos agridoces, em conserva, cristalizado, ou em licor.

O abacaxi possui uma enzima denominada bromeleína que auxilia na digestão das proteínas e tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a vitamina C e o manganês encontrados nesta fruta contribuem para a proteção das células contra oxidações indesejáveis e reduzem o cansaço e a fadiga.

Papaia

Fruto de forma oblonga, com uma polpa macia e de sabor suave, a papaia pode ser consumida ao natural ou com sumo de limão, na preparação de sobremesas, tais como mousses, gelados, bolos, sumos e batidos.

Pelo seu teor em vitamina C, a papaia pode ajudar na normal formação de colagénio. Além disso, por ser rica em fibras, contribui para o bom funcionamento dos intestinos e para o melhor aproveitamento dos nutrientes. A papaína, presente neste fruto, ajuda ainda na digestão das proteínas, permitindo a sua melhor absorção intestinal.

Mamão

Maior do que a papaia, o mamão tem casca mais grossa e sabor mais intenso. Pode ser consumido da mesma forma que a papaia.

Por ser rico em fibra, o seu consumo também é benéfico para o trânsito intestinal. Além disso, possui vitamina A que tem um importante papel na manutenção de uma visão normal.

Manga

A manga, de casca vermelho-escuro e polpa macia quando colhida no ponto exato da maturação, é uma fruta doce, aromática e sem fibra. Pode ser consumida ao natural, em saladas de fruta, sumos, batidos e doces, em saladas, pratos frios ou quentes e molhos agridoces.

Fruta tropical rica em vitamina A e C, a manga ajuda na manutenção de uma pele e visão normais, bem como no adequado funcionamento do sistema imunitário. Contém ainda folato, também conhecido como ácido fólico, que é uma vitamina essencial na gravidez, contribuindo para o crescimento normal dos tecidos e formação do sangue.

Maracujá

Esta fruta tropical exótica, pertence à família passiflora. A polpa do maracujá é cor de laranja ou amarelada e contém sementes pretas comestíveis. Pode ser consumida ao natural, em sumos, chás e cocktails, em batidos, mousses, bolos, pudins, semifrios ou gelados.

Para além das vitaminas A e C, o maracujá é rico em potássio. A presença deste mineral ajuda a equilibrar os níveis de sódio, um fator importante para reduzir o risco de pressão arterial elevada e outras patologias associadas, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. 

Pitaya

A polpa da pitaya pode ser consumida ao natural ou em gelados, batidos, smoothies, doces e geleias.

Esta fruta tropical contém ferro e niacina que contribuem para a produção de energia e para a redução do cansaço e fadiga. Por ser fonte de vitamina B3, pode contribuir para a regulação da função psicológica e funcionamento do sistema nervoso. Tem ainda benefícios ao nível da beleza, uma vez que a niacina ajuda a manter uma pele saudável e normal.

Pronto para experimentar estes frutos tropicais?

Os frutos tropicais são uma excelente opção para servir em ocasiões especiais, como à mesa no Natal, mas também para consumir ao longo de todo o ano. Ao natural, podem compor um centro de mesa que certamente surpreenderá por ser diferente do usual, dando um ar tropical à refeição. Descubra a nossa gama numa loja perto de si ou no Continente Online.