cabaz-de-fruta-da-epoca
Nutrição

As vantagens de preferir fruta da época

O consumo de frutas da época, bem como de legumes, faz parte da dieta mediterrânica e tem várias vantagens em termos de sabor e saúde. Descubra que frutas são mais apropriadas para cada altura do ano.
Se consumida na sua época de produção, a fruta da época não só será mais saborosa como terá uma maior riqueza nutricional. Acresce que, se for produzida localmente, contribui ainda para um ambiente mais sustentável e para o desenvolvimento da economia nacional. Descubra que frutas são adequadas para cada altura do ano e quais as vantagens para a saúde

Benefícios dos legumes e frutas da época

O consumo de frutas da época, tão enraizado na cultura gastronómica mediterrâneca, tem vários benefícios, nomeadamente:
  • Para a saúde: a fruta é mais fresca e de maior qualidade
  • Para a economia: o consumo de fruta da época local contribui para apoiar os produtores portugueses
  • Para o ambiente: o tempo de transporte e armazenamento é menor o que ajuda o ambiente
Cada fruta, na sua respetiva época, tem benefícios particulares que merecem ser destacados. 

Legumes e frutas da época a não perder

Estes são apenas alguns exemplos de legumes e frutas da época à sua espera numa loja perto de si ou no Continente Online. 

Framboesa

No Continente, a framboesa é 100% portuguesa na maior parte do ano. Da Cova da Beira no verão e do Algarve de outubro a maio, este fruto é rico em fibra e em compostos antioxidantes e tem um valor energético reduzido. É ainda fonte de vitamina C, manganês e folato.

Morango

Em Portugal, colhe-se o morango de fevereiro a outubro. Os nossos morangos frescos são apanhados cuidadosamente à mão e colocados nas embalagens ainda no campo. Deliciosos para consumir ao natural, são ricos em fibra, fonte de vitamina C e folato.

Ameixa preta e amarela

De baixo valor energético, a ameixa é rica em fibra e compostos antioxidantes, como antocianinas e flavonoides. A ameixa portuguesa está disponível de julho a setembro e os nossos produtores de ameixa estão no Alentejo, Ribatejo e na região da Cova da Beira.

Pêssego da Cova da Beira IGP

O pêssego vermelho à venda nas lojas Continente é proveniente, na sua maioria, da região da Cova da Beira, o que lhe confere uma qualidade excecional. Está disponível de junho a setembro e é rico em fibra e baixo em calorias.

Laranja do Algarve

As laranjas no Continente, durante a campanha portuguesa que decorre usualmente entre dezembro e julho, são certificadas “IGP Citrinos do Algarve”.

Melão Branco “Escolha do Produtor”

Um fruto com baixo valor energético, alto teor de fibra e rico em água, que ajuda a hidratar e prolonga a sensação de saciedade nos dias quentes. Este melão de polpa macia, sumarenta e muito doce é colhido “no ponto”, entre junho e setembro, por mãos experientes dos produtores do Alentejo e Ribatejo.

Alface Frisada

As áreas de produção da alface frisada no nosso país concentram-se no litoral, devido à proximidade nos centros populacionais, assegurando assim uma cadeia logística curta que garante uma maior frescura. O Continente privilegia produtores locais de alfaces que entregam diretamente nas nossas lojas em apenas 6 horas após serem colhidas. A alface portuguesa é produzida durante todo o ano.

Tomate Redondo

O cultivo do tomate em Portugal acontece principalmente de maio a outubro, estando as principais zonas de produção distribuídas ao longo do litoral – Algarve, Sudoeste Alentejano, Oeste e Grande Porto.

Conclusão: prefira fruta da época

Sempre que possível, opte pela fruta da época mais adequada a cada altura do ano. As vantagens para a saúde, ambiente e sabor justificam plenamente essa opção. No Continente, encontra uma vasta oferta, fruto do cuidado e rigorosa seleção da nossa equipa especializada.