Curgete
Alimentos

Curgete, antioxidante e fonte de fibra

A curgete é um vegetal constituído essencialmente por água, contém muita fibra e vitaminas. Mas é o seu sabor único que faz as delícias de quem o prova. Saiba tudo sobre este alimento, indicado para a sua saúde.
Sabia que a curgete faz parte da família das cucurbitáceas, a mesma do melão e da melancia? Este legume de fácil digestão, com poucas calorias e muito hidratante, é composto em mais de 90% por água. 

Descubra os benefícios associados ao seu consumo.

Os benefícios da curgete

O que torna o consumo da curgete benéfico à dieta alimentar de qualquer pessoa são as propriedades hidratantes. Contudo, para além da sua riqueza em água, a curgete tem quantidades consideráveis de potássio, cálcio, fósforo, ferro, ácido fólico e vitaminas A, B e C

Estes são os principais benefícios para a saúde.

Cicatrizações

Pelo teor em vitamina C, a curgete pode ajudar na normal formação de colagénio, uma proteína importante para a integridade das células e tecidos e essencial em processos de cicatrização e regeneração celular.

Saúde do coração e do cérebro

A curgete é fonte de ácido fólico, uma vitamina que contribui para o normal metabolismo da homocisteína, prevenindo o seu aumento no organismo, que pode originar doenças cardiovasculares e deficiências neurais.

Sistema imunitário

A vitamina C contribui para manter o normal funcionamento do sistema imunitário.

Equilíbrio e bem-estar


Devido às vitaminas que fornece, a curgete contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e função psicológica.

Para além destas grandes vantagens associadas ao consumo da curgete, sabe-se que a mesma também atua em várias áreas do corpo.
  • músculos, funcionando como um recuperador/anti-inflamatório muscular.
  • ossos, fortalecendo-os.
  • pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
  • rins, pois previne transtornos renais.
  • estômago, facilitando a digestão.
O valor nutricional da curgete é de 17kcal, por 100 gramas.

Como consumir curgete

Este legume pode ser consumido cru, grelhado, cozido ao vapor, refogado, em sopas e ainda é um extraordinário acompanhamento para pratos de carne e peixe.

Na altura de escolher a curgete, este legume deve apresentar a pele sem danos e sem sinais de desidratação. Pode-se depois conservar a curgete na gaveta inferior do frigorífico, por um período de 7 dias a uma temperatura de 6ºC.

O que é que a curgete tem?

Para uma dieta equilibrada, inclua a curgete como um legume de referência nos seus pratos. O seu elevado teor de água, fibra e vitaminas torna-a um alimento benéfico para o nosso organismo, para o sistema imunitário, músculos, ossos e pele.