Alimentos

Conhece os benefícios dos frutos secos?

Há muito tempo que os frutos secos entraram na dieta portuguesa, na qual ocupam um lugar de destaque, tanto a nível sensorial, como a nível nutricional.
Tipos de frutos secos

Existe uma enorme variedade de frutos secos e é possível dividi-los em duas categorias: oleaginosos e desidratados.

Neste artigo iremos abordar os frutos oleaginosos onde encontramos as nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, pistácios, entre outros.

Frutos Oleaginosos

Tal como o próprio nome indica, os frutos oleaginosos são ricos em óleos, ou seja, gorduras, e parcos em água. No fundo, são pequenas sementes comestíveis envolvidas por uma casca rija, que se consomem em estado seco.

Os frutos oleaginosos são fontes ricas em ácidos gordos mono e polinsaturados, aquilo a que se chama «gordura saudável». São frutos enriquecidos com fibra, minerais como o magnésio, cálcio, zinco, potássio, proteínas, e vitaminas, em especial do complexo B e vitamina E.

No entanto, há que juntar ainda as características nutricionais específicas de cada um dos frutos.


Os benefícios

O consumo de frutos oleaginosos traz vários benefícios para a saúde. Estes frutos contêm uma quantidade importante de proteínas de origem vegetal, gordura insaturada (as chamadas «gorduras boas»), fibra, vitaminas e minerais.

No entanto, há que ter atenção, porque são bastante calóricos, uma vez que o seu teor de gordura ronda os 45% a 70%. É, assim, conveniente consumi-los com moderação, não excedendo o consumo de 30 gramas por dia.

Os frutos oleoginosos são ricos em gorduras insaturadas, logo estão associados à melhoria dos níveis de colestrol total e diminuição do, denominado, «mau» colesterol (LDL). Um consumo regular de frutos secos tem um efeito favorável em termos de saúde cardiovascular. Junta-se a isto um baixo teor em sódio e um elevado teor em potássio, o que é positivo para conseguir níveis normais da pressão arterial.

A estes benefícios do consumo de frutos oleaginosos, há que juntar a melhoria da função intestinal, do prolongamento do tempo de digestão e de saciedade.


Snacks saudáveis

No Continente encontra uma enorme variedade de frutos secos, perfeitos para incluir na sua alimentação. Experimente ter consigo miolo de amêndoa, amendoim, noz, avelã, pistácio ou caju e verá que são os lanches mais práticos e saudáveis.

As embalagens dos frutos secos Continente têm fecho para garantir, não só que são convenientes para transportar consigo, como preservam todas as características organoléticas (sabor, aroma, textura, etc.).

Gostou de descobrir um pouco mais sobre estes frutos? Partilhe este artigo com os seus amigos e familiares.