System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
azeitonas

Nutrição

Azeitonas: o aperitivo que é amigo da saúde

Com um sabor acentuado e aroma marcante, as azeitonas dão um toque extra a qualquer refeição, com benefícios importantes para a saúde. Descubra quais.
A azeitona é um fruto muito utilizado na nossa gastronomia, pelo sabor diferente e muito característico que proporciona aos pratos. No Continente, encontra nada menos do que 15 variedades diferentes - pretas, verdes e especiais - todas produzidas em Portugal. Para além de deliciosa, esta pequena semente envolvida numa polpa tenra oferece vários benefícios para a saúde. Não se deixe enganar pelo pequeno tamanho e descubra as grandes propriedades nutricionais da azeitona.

Benefícios da azeitona

A azeitona tem importantes vitaminas e minerais que são benéficos para o sistema imunitário, para a saúde ocular e para o sistema circulatório. E nem o facto de ser um alimento com alto teor de gordura e sódio lhe retira as muitas vantagens que tem, se consumido em moderação.

Fortalece o sistema imunitário


As azeitonas são ricas em substâncias altamente antioxidantes, como os carotenóides e vitamina E, entre outros. Assim, o consumo moderado de azeitonas ajuda a combater os efeitos nocivos dos radicais livres, que oxidam rapidamente qualquer molécula que encontram, e a controlar a atividade imunitária do organismo. 

Ajuda a reduzir o colesterol


As azeitonas são ricas em gorduras monoinsaturadas, as chamadas “gorduras boas”, que contribuem para reduzir o colesterol e para prevenir doenças cardiovasculares. Estas gorduras monoinsaturadas contribuem para melhorar o perfil lipídico e a evitar a danificação dos vasos sanguíneos

Controlo do apetite


Sabia que por serem uma boa fonte fibra, as azeitonas podem contribuir para o controlo do apetite? A fibra confere uma sensação de saciedade prolongada e ajuda a estabilizar os níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Ajuda a tornar a pele saudável


As azeitonas têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias graças à presença de um pigmento caratonóide, o Beta-caroteno, que também ajuda no funcionamento do sistema imunitário e graças à vitamina E.

Tipos de azeitona


Existem vários tipos de azeitonas em todo o mundo, com características diferentes. Contudo, as diferenças traduzem-se apenas no sabor e não nos nutrientes.

As azeitonas verdes e pretas têm origem na mesma árvore; o que difere um tipo do outro é o tempo de colheita. Dito doutro modo, as azeitonas verdes são colhidas ainda antes estarem maduras, motivo pelo qual apresentam um sabor mais ácido, e as pretas completaram todo o processo de maturação, sendo mais adocicadas e macias.

Se ainda não experimentou, descubra as azeitonas marca Continente, como a azeitona preta sem caroço, azeitona Galega, e a azeitona verde, também disponível já com recheio piripiri, ou com pimento. Ao todo, são 15 variedades de azeitona com o nosso selo de qualidade, que podem ser consumidas sem caroço, com recheio ou às rodelas. Também é possível encontrar pasta de azeitona, um produto muito utilizado em confeções gastronómicas. 

Como escolher e conservar azeitonas


As azeitonas devem ser firmes, sem apresentar danos ou rugas na superfície, e com uma polpa generosa. A melhor forma de conservar é no frigorífico, dentro de um recipiente de vidro hermeticamente fechado. Sempre possível, utilize o líquido de origem para melhor preservar o sabor e os nutrientes. Caso já tenha descartado esse líquido, cubra as azeitonas com água, acrescente um pouco de sal e uma ou duas rodelas de limão.

Se consumir as azeitonas como aperitivo, retire-as com antecedência do frigorífico para ficarem à temperatura ambiente. Se as usar na confeção de pratos, lave-as em água corrente para retirar o excesso de sal e, assim, não interferir com o sabor da receita.
 

Como consumir azeitonas


As azeitonas são um alimento calórico e muito rico em sódio, pelo que o consumo deve ser moderado, sobretudo por quem quer perder peso e por pessoas que sofrem de hipertensão. Desta forma, é possível obter todos os benefícios da azeitona de forma segura.

As azeitonas podem ser consumidas ao natural, em petiscos e entradas. São também muito utilizadas como parte integrante de diversas receitas, como molhos, recheios, saladas, peixes, e são ótimas para dar o toque final em pizzas. Por exemplo, é possível fazer uma pasta de azeitonas pretas para servir com tostas, ou uma convidativa bruschetta de húmus, pimento assado e azeitonas, uma entrada requintada para qualquer refeição.

A azeitona fica bem num tabouleh de couve-flor e azeitonas, uma salada saudável, económica e muito nutritiva. Para os dias mais agitados, em que o fator tempo é crucial, a salada de abóbora assada, chévre e azeitonas é uma opção vegetariana muito prática para comer na hora ou guardar para o jantar.

Azeitona, sabor para petiscar e confecionar


As azeitonas são uma presença constante nas casas portuguesas e nos menus dos restaurantes, e são muito apreciadas por quem partilha a alegria de cozinhar para pessoas que gostam de petiscar. Além do seu sabor único, apresentam importantes vantagens para a saúde humana devido à sua composição nutricional, pelo que podem fazer parte de uma alimentação saudável quando consumidas com moderação.