Carne

Arroz de Pato em Camadas de Legumes e Fumeiro

Prep: 90 min

Médio

4 pessoas

Alto

Um prato rico de sabores, que alimenta a boa disposição e a conversa à mesa.

Chef Hélio Loureiro

Hélio Loureiro

Uma figura incontornável no panorama gastronómico português

Ingredientes

  • 1200 g de pato
  • 1 orelha de porco fumada
  • 1 chouriço (100 g)
  • 100 g de salpicão
  • 1 couve lombarda pequena
  • 200 g de cenoura
  • 240 g de arroz
  • 2 cebolas médias
  • Sal
  • Pimenta preta q.b.
  • Azeite
  • Gema de ovo

Preparação

  • 1.

    Dessalgue a orelha de porco. Coza o pato, a orelha de porco, o salpicão e a chouriça em água temperada com sal e pimenta preta. Guarde a água da cozedura. Retire as carnes e desfie retirando todos os ossos e peles ao pato.

  • 2.

    Corte a orelha de porco em cubos pequenos. Faça um refogado com cebola picada e azeite, junte o arroz e mexa bem. Regue com a calda da cozedura (o dobro da quantidade do arroz) e retifique o tempero. Deixe cozer em lume brando.

  • 3.

    Coza a couve e a cenoura na calda da cozedura do pato e quando estiverem cozidos escorra-os bem. Numa assadeira coloque uma camada de arroz, uma de carnes desfiadas e cortadas, outra de legumes e por fim, uma camada de arroz. Pinte com gema de ovo e leve de novo ao forno a tostar.