Truques e Dicas de Cozinha

6 palhinhas ecológicas para cortar no plástico

As palhinhas ecológicas são uma excelente alternativa às de plástico, dos materiais que mais se encontram nas limpezas da praia e que contribuem para prejudicar várias espécies marinhas.
A população está cada vez mais alertada para a defesa do meio ambiente, bem como para as alterações climáticas. Surgem incentivos para adotar uma vida mais sustentável e fazer escolhas que não comprometam o meio ambiente e as várias espécies do planeta. Com esta consciencialização, começam também a surgir alternativas ecológicas a alguns produtos, como os cotonetes, talheres, película aderente, palhinhas e outros materiais descartáveis produzidos com plástico.

As palhinhas ecológicas são uma boa alternativa às descartáveis e produzem menos lixo, são resistentes e reutilizáveis.

Como substituir as palhinhas de plástico?

Estes são as melhores alternativas de palhinhas ecológicas.


Palhinhas de vidro

Estas palhinhas feitas em vidro são reutilizáveis e muitas delas têm um design original e personalizado. Por serem bastante resistentes e seguras, podem ser lavadas na máquina de lavar loiça e têm uma vida útil longa, o que permite poupar recursos. São resistentes ao calor e ao frio, sendo ideais para bebidas quentes ou frescas.
Palhinhas de massa
As palhinhas à base de massa assemelham-se a esparguete cru e são uma alternativa inovadora e ecológica, possível até de ser consumida. São muito práticas, económicas e não conferem qualquer sabor à bebida. É ideal e segura para bebidas frias ou à temperatura ambiente, pois quando utilizada em bebidas quentes pode amolecer passado algum tempo.
Palhinhas de silicone
As palhinhas de silicone são ótimas para os mais pequenos, por terem cores vivas e divertidas. Por serem em silicone são bastante resistentes e duráveis, podendo também ler lavadas na máquina de lavar loiça.
Palhinhas de aço inoxidável
Tal como usamos talheres em aço inoxidável, também as palhinhas podem ser deste material. São laváveis, reutilizáveis e duram muito tempo, o que faz destas palhinhas uma ótima alternativa para usar no dia-a-dia, seja em casa, festas ou mesmo para levar na marmita. Como são feitas em aço inoxidável, não enferrujam.
Palhinhas de bambu
As palhinhas de bambu são reutilizáveis, biodegradáveis e muito resistentes. Sem químicos e sem corantes, as palhinhas de bambu são elegantes e perfeitas para qualquer tipo de bebida, seja quente ou fria. Apesar de laváveis, é recomendada a limpeza manual destas palhinhas com a ajuda de um escovilhão próprio que, na maioria dos casos, é vendido em conjunto.
Palhinhas de papel
As palhinhas de papel são também uma alternativa válida às palhinhas de plástico. São biodegradáveis, económicas e perfeitas para festas por serem coloridas e divertidas. No entanto, não são reutilizáveis nem laváveis, o que faz com que tenham apenas uma utilização. Para o dia-a-dia, o ideal será optar por uma palhinha reutilizável, mas a verdade é que as palhinhas de papel dão vida a qualquer mesa e são uma opção mais ecológica para as festas dos pequenos.

Implemente pequenas mudanças e hábitos conscientes no seu dia-a-dia que contribuam para a poupança de recursos e para a sustentabilidade. A escolha de palhinhas reutilizáveis em alternativa às palhinhas de plástico é apenas um gesto que pode fazer a diferença. Existem outras práticas muito simples de implementar para poupar energia em casa ou reduzir o desperdício alimentar que devemos considerar para contribuir para um futuro melhor.