Alimentação da Família

Refeições rápidas e simples para o dia-a-dia

De sopas a lasanha, descubra as nossas sugestões de refeições rápidas, simples e económicas. Opções que vão agradar toda a família. Confira.
O tempo é um recurso cada vez mais valioso e, por isso, todas as dicas de gestão de tempo são bem-vindas!

Entre as horas de trabalho, o tempo dedicado à família e amigos, a um hobby ou ao desporto, nem sempre sobra tempo para preparar refeições mais complexas e demoradas.

Todos os minutos extra que se podem ganhar contam. Assim sendo, o ideal é simplificar o processo, dando preferência a refeições rápidas e fáceis de preparar.

Aqui ficam algumas sugestões.
 

7 sugestões de refeições rápidas e simples de preparar

Pequenos-almoços rápidos e nutritivos

As manhãs podem tornar-se um dos momentos mais caóticos do dia. Na correria entre o acordar e o sair de casa, pode ser necessário preparar lancheiras, vestir ou levar as crianças à escola.

O que acontece na maioria das vezes é que o pequeno-almoço acaba por ficar “esquecido”. Por isso, começamos com algumas sugestões de pequenos-almoços rápidos de preparar mesmo em dias mais caóticos.

1. Smoothies de fruta

Além de serem ricos em vitaminas e cheios de sabor, os smoothies ou batidos de fruta são um excelente exemplo de refeições rápidas e fáceis de preparar. Basta colocar as suas frutas preferidas e alguns cereais no liquidificador e, em poucos segundos, o seu pequeno-almoço está pronto.

Smoothie de açaí, de morango, multifrutos, smoothie de manga e caju ou smoothie de banana e bebida de aveia, são apenas alguns exemplos das várias opções que pode experimentar.

2. Panquecas

As panquecas são uma ótima opção para a primeira e mais importante refeição do dia. Além de saborosas, dão-lhe a energia que precisa para enfrentar mais um dia.

Pode optar por panquecas simples ou atrever-se noutras combinações, tais como: panquecas de banana e chocolate, panquecas de iogurte, panquecas de abóbora, panquecas de mirtilo ou panquecas de cenoura e coco.

E se pensa que terá de perder muito tempo a prepará-las, tem duas opções:
  • Armazenar a massa das panquecas num recipiente no frigorífico. Assim, quando for hora de preparar o pequeno-almoço, apenas tem de aquecer a frigideira e verter a massa que guardou. As panquecas ficam prontas em poucos segundos.
  • Confecionar panquecas a mais e guardá-las num recipiente fechado, num local seco e arejado. Prontas para pegar e comer ou para levar para o trabalho.

Lanches e snacks práticos para ir petiscando

São várias as opções que pode preparar em poucos minutos ou que até já encontra prontas para consumir na hora do lanche. Eis alguns exemplos.

3. Sandes

As sandes podem ser ótimas opções para levar para o trabalho ou para a escola. Dê preferência por pão de farinha integral ou de mistura, uma vez que apresentam um teor em fibras mais elevado. Adicione queijo, doces ou compotas 100% fruta ou qualquer outro recheio a seu gosto.

4. Iogurtes e Fruta

Os iogurtes e a fruta são soluções prontas a comer. No caso dos iogurtes, pode escolher entre iogurtes líquidos, sólidos, de aromas ou com pedaços. Já no caso da fruta, opte pela fruta da época, uma vez que é nutricionalmente mais rica.
 

Almoços e jantares completos e variados

São as refeições principais que obrigam a dedicar mais algum tempo à cozinha. Por isso, reunimos algumas opções de refeições rápidas, económicas e variadas, desde sopas a lasanha.

5. Sopas

Especialmente nas estações mais frias do ano, as sopas são sempre bem-vindas. Além de aquecerem a barriga, as sopas são muito rápidas de fazer e reúnem uma série de alimentos essenciais na alimentação de qualquer pessoa. Promovem a ingestão de hortícolas e são ricas em diversas vitaminas e minerais, fibras e água.

Veja os conselhos da Nutricionista Continente Sofia Dinis para preparar sopa saudável para miúdos e graúdos e as nossas receitas de sopas.

6. Wraps

Os wraps são ótimos exemplos de refeições rápidas e ready to go. Pode comprar a base já pronta e adicionar os ingredientes que mais gosta: atum, frango, salada, ovo, presunto, cogumelos…

Não faltam opções. Veja aqui as nossas receitas de wraps fáceis e muito práticos de preparar.

7. Massas e lasanhas

Os pratos de massa e de lasanha podem tornar-se verdadeiros aliados para quem procura refeições rápidas e para quem é fã da gastronomia italiana.

Em poucos minutos consegue cozer ou saltear massa e conjugá-la com outros alimentos: carne picada, atum, bacon, salada, legumes. Veja as nossas sugestões de receitas com massa.

No caso da lasanha, apesar de poder demorar mais um pouco a ser confecionada, também pode revelar-se muito versátil. Experimente lasanha de salmão, de atum, de espinafres, de bacalhau ou vegetariana.

Para os dias mais corridos, também encontra opções prontas a consumir, como a Lasanha Continente Fácil & Bom.
Lasanha Continente Fácil & Bom

Considerada sabor do ano em 2021 e com a receita melhorada, a lasanha Continente Fácil & Bom do Take-Away Continente é feita com ingredientes frescos.

É composta por camadas de massa fresca que intercalam com um cremoso molho bechamel e carne envolvida num molho de tomate e especiarias. Para finalizar, queijo emmental ralado. O resultado é uma refeição rápida e deliciosa que agrada toda a família.

Tal como qualquer refeição Fácil & Bom do Continente, a lasanha Continente Fácil & Bom é feita com os melhores ingredientes, confecionada de forma tradicional.

É tão saborosa e prática como a lasanha que pode cozinhar em casa. A única diferença é que é muito mais prática! A versão familiar (1kg) fica pronta em apenas 30 minutos no forno e dá para 4 doses.
 

Deixe-se deliciar pelo verdadeiro sabor italiano da lasanha Continente Fácil & Bom.