Harmonização

Vinhos para acompanhar marisco: como escolher?

Sommelier Teresa Gomes a segurar um copo com vinho tinto

Teresa Gomes

Sommelier & Wine Educator

O vinho verde é uma das melhores escolhas para acompanhar marisco. Descubra porquê e como o fazer.
Sommelier Teresa Gomes a segurar um copo com vinho tinto

Teresa Gomes

Sommelier & Wine Educator

Todos os vinhos verdes têm uma assinatura de genuinidade - a frescura. A esta característica juntam-se outras: a intensidade aromática e a capacidade de harmonizar à mesa. São, por isso, a escolha acertada de harmonização com marisco. Descubra tudo sobre a combinação do marisco com vinhos verdes.

Como consumir marisco

Portugal é um dos poucos países onde o marisco é apreciado confecionado de forma ligeira e simples, isto é, cozido e já está pronto a ir para mesa. A causa estará relacionada com a qualidade da matéria-prima ou com o aperfeiçoamento secular desta arte, que depois de ter experimentado as mais diversas fórmulas, decidiu voltar à origem.

Seja qual for o motivo, os sabores delicados, e por vezes doces, do marisco “casam” na perfeição com vinhos brancos acídulos, jovens, frescos e frutados. Imagine uma mesa com camarões cozidos, ostras ao natural, gambas grelhadas, sapateira recheada, mexilhão suado ou uns simples e deliciosos percebes. Não faltará certamente o pão torrado e a manteiga bem como a maionese.

Temos por um lado a delicadeza dos sabores (marisco), a gordura/untuosidade (manteiga, maionese) e o crocante (pão torrado). No vinho procure a acidez (boca) e o lado aromático/frutado (nariz) e uma boa relação entre álcool e acidez. E é aqui que entram os vinhos verdes, que devem ser servidos entre os 7-9.ºC, caso se trate de uma monocasta, ou 10-12º, no caso particular do Alvarinho.

Combinar vinhos verdes e marisco

Os vinhos verdes, delicados como são, adoram estar rodeados por iguarias leves. Os peixes e mariscos são uma escolha óbvia. Tanto os frutos do mar como os peixes mais apreciados na gastronomia portuguesa possuem características únicas que encaixam na personalidade dos vinhos verdes nacionais.  

Como pratos leves que são, só se consegue retirar o máximo do prazer da degustação através da conjugação de néctares que não ofusquem o sabor mas que o complementem e ativem as sensações que o palato recebe a cada momento. Esta combinação consegue retirar o melhor de cada gole, que se quer demorado e com tempo para apreciar cada detalhe.

Entre a enorme gama que encontra no Continente, sugerimos as seguintes opções:
  • Contemporal Branco;
  • Quinta da Lixa Loureiro;
  • Jardim Secreto Alvarinho.
Qualquer um destes é excelente para acompanhar marisco e surpreender amigos e família.

O vinho verde é excelente para acompanhar marisco

Marisco é sinónimo de convívio com amigos. Mas é essencial que a bebida que o acompanha seja a melhor combinação possível. Isso é possível com um bom vinho verde, pois são vinhos frescos e com aromas intensificados. No Continente poderá encontrar o melhor marisco e os melhores vinhos para aquele convívio que anda a planear há tanto tempo.