Receita Porto Tónico
Tipos de vinho

Porto Tónico: a receita para combater o calor

Comer, beber e lazer

Enófilo e autor do blog "Comer, beber e lazer"

O Porto Tónico é uma bebida leve e refrescante, perfeita para os dias de maior calor. Saiba mais sobre esta bebida que nasce a partir do Porto Branco.

Comer, beber e lazer

Enófilo e autor do blog "Comer, beber e lazer"

Com o Porto Tónico, é possível fazer uma receita rápida e de baixo custo, sem comprometer toda a sua elegância e classe. Na sua base está o Porto Branco, uma bebida que traz leveza e frescura aos dias de verão. Descubra as características do Porto Tónico e receitas simples para fazer um cocktail.

A produção do Porto Tónico

O vinho do Porto Branco apresenta-se em vários estilos, nomeadamente associados a períodos de envelhecimento mais ou menos prolongados e diferentes graus de doçura, que resultam do seu modo de produção.

A produção é conseguida juntando aos vinhos tradicionais os de aroma floral e complexo, com um teor alcoólico mínimo de 16,5%, como o vinho do Porto Branco Leve Seco.

O Porto Tónico surge, então, da mistura do vinho do Porto Branco com água tónica, dando origem a uma bebida inovadora, levando além os seus aromas, estrutura e intensidade. São acrescentados outros ingredientes, mas sem perder as suas características iniciais.

Origem do Porto Tónico

A origem certa deste cocktail não é totalmente conhecida, embora se relacione o nascimento do Porto Tónico com a comunidade inglesa, uma das principais consumidoras históricas destes vinhos.

A diferença do vinho do Porto para o resto dos vinhos é a aguardente adicionada para interromper a fermentação. Este costume surgiu no século XVII, quando os comerciantes ingleses se interessaram mais intensamente pela compra de vinho português. Uma vez que o vinho não suportava viagens tão longas, reforçaram-no com aguardente para não se estragar durante as travessias.

O Porto Tónico surgiu pela procura de uma bebida similar ao Gin Tónico, mas com menor graduação alcoólica, tornando-se rapidamente num aperitivo muito na moda.

Como consumir Porto Tónico

O Porto Branco é uma bebida barata comparando com outras que competem neste escalão, sendo também menos alcoólica que os seus rivais, idealizado para ser consumido antes da refeição.

Com menos álcool, mais leveza e frescura, além de ótimo puro e servido fresco, ganha outro brilho quando transformado em Porto Tónico.

A receita é simples, bastando juntar num copo Long Drink uma dose de Porto Branco, uma rodela de limão a gosto, gelo e acabar de encher com água tónica.

Se quiser fugir à versão original, poderá iniciar este refrescante cocktail com uma rodela de lima e outra de limão, duas folhas de hortelã-pimenta e gelo. De seguida, acrescente as bebidas que, deste modo, ficarão aromatizadas muito mais rapidamente, garantindo um equilíbrio de sabores perfeito.

Porto Tónico, refrescante e original

Simples e refrescante, o Porto Tónico promete surpreender e proporcionar momentos elegantes de descontração. Este cocktail português com um toque inglês, transforma-se na receita ideal para finalizar um dia quente, com um travo atrativo e sedutor.