Harmonização

Como escolher os melhores vinhos de Natal

No Natal a família reúne-se em torno da mesa. Para além dos pratos principais e de sobremesa, um bom vinho de Natal deve ser apreciado. Descubra como escolher.
A ceia de Natal é uma época de festa, onde a família e os amigos mais próximos se reúnem à volta da mesa. Preparam-se os típicos pratos principais, normalmente de acordo com determinadas tradições regionais ou familiares. Descubra quais os melhores vinhos para acompanhar as receitas típicas de Natal e como escolher.

Como escolher o vinho de Natal

O pilar da harmonização é o nível de açúcar, partindo da premissa de que quanto mais doce a comida, mais dulçor terá o vinho. Nesta altura, a bebida não deverá ser o destaque, mas sim ajudar a que a comida fique ainda mais saborosa.

É possível chegar à harmonização de cada etapa do jantar de Natal, com um estilo de vinho diferente, respeitando o paladar dos convidados e as características de cada prato. Entre as diferentes opções no mercado, há quem diga que os que melhor combinam com os doces de Natal são os de colheita tardia, vinhos do porto, Madeira e demais licores.

Chocolate

Se prefere algo com chocolate de alta concentração de cacau, pode optar por um espumante brut ou um tinto mais complexo, com algum açúcar residual, bons taninos e estágio em barricas de carvalho.

Bolo Rei e Rainha

Para harmonizar com estas sobremesas, experimente um Vinho do Porto, sob a forma de um Tawny ainda em princípio de vida.

Aletria e Arroz Doce

O nível de açúcar destas sobremesas pede um vinho fortificado como o Moscatel de Setúbal.

Fritos

Para os fritos há uma paleta de cor que se deve manter e, nada melhor que um Porto Branco seco para o casamento perfeito. Deixemos as rabanadas à procura do seu LBV ou do Vintage, que guardou para a ocasião, e não esqueça o pudim para com eles harmonizar.

Porquê vinho de Natal?

A doçaria conventual tem, em Portugal, uma grande expressão, impressionando pela forma como se consolidou o conhecimento sobre pontos de açúcar, caldas, compotas e tratamento de frutos.

Existe também uma enorme opção de vinhos de Natal, para afinar com os diferentes pratos à mesa. Descubra a nossa gama na loja online ou numa loja Continente perto de si.