Acessórios indispensáveis para vinho
Saber Servir

Acessórios para vinho: estes são os indispensáveis

Sommelier Teresa Gomes a segurar um copo com vinho tinto

Teresa Gomes

Sommelier & Wine Educator

A experiência de provar um vinho é sublinhada quando se tem as ferramentas certas. Descubra os melhores acessórios para vinho que não deve dispensar.
Sommelier Teresa Gomes a segurar um copo com vinho tinto

Teresa Gomes

Sommelier & Wine Educator

Todos os apreciadores de vinho têm utensílios que não dispensam – desde o saca-rolhas de estimação ao decantador que realça os sabores e aromas. Qualquer que seja a ocasião e contexto, os acessórios para vinho podem fazer a diferença no momento de degustação. Descubra os melhores para todos os orçamentos.

Acessórios de vinho indispensáveis

Estes são os acessórios para vinho qualquer apreciador, principiante ou conhecedor deverá ter.

Copos para vinho

Está provado que o formato do copo influencia a nossa perceção no prazer de degustar o vinho. Os copos para vinho devem ter um cálice (corpo do copo) em formato de tulipa. Os mais estreitos servem para servir vinho branco, os mais redondos para vinho tinto. O vidro deve ser incolor e a espessura fina. 

Saca-rolhas

Prefira o modelo Waiter Friend - vai ver como as rolhas não partem. Também é chamado de saca-rolhas de dois tempos porque tem duas alavancas e uma lâmina para cortar as cápsulas. Outra opção será o saca-rolhas elétrico: com o premir de um botão a rolha já está fora da garrafa e o vinho pronto a ser servido.

Bomba de vácuo

Com esta ferramenta o vinho que sobra na garrafa sobrevive alguns dias, por vezes uma semana, e a última gota vai saber como a primeira. O processo é simples: coloca-se a rolha de borracha na garrafa e, com a bomba, retira-se o ar que está lá dentro. A seguir a garrafa é colocada no frigorífico (sim, se for tinto também!) e o vinho como que adormece, só voltando a acordar quando for retirado do frigorífico e se tirar a rolha. Ao servir, siga estes passos para cada tipo de vinho:
  • Branco. Se for um vinho branco poderá verter para o copo de imediato. Ao contactar com a temperatura ambiente ficará pronto para consumo (esta informação costuma vir no contra rotulo das garrafas).
  • Tinto. No caso do vinho tinto, faça esta operação uns minutos antes, e espere que o vinho atinja a temperatura adequada no momento de o beber, mas sem nunca ultrapassar os 18ºC.
Termómetro

A temperatura a que se serve é essencial para fomentar todos os aromas e sabores do vinho. Poderá escolher entre os de mercúrio, que nunca enganam, ou os de infra-vermelhos, que podem dar uma leitura não tão precisa. Para evitar que isso aconteça, aponte para o vinho e não através da garrafa ou do copo.

Decantador

A decantação não é apenas para vinhos velhos e raros. Quase qualquer vinho, tinto, rosé ou branco, beneficia da decantação. Quanto mais forte for o sabor do vinho, taninos e álcool, maior deverá ser a superfície de contacto entre o vinho e o ar. Os vinhos de peso leve a médio geralmente têm melhor desempenho em decantadores com uma proporção menor de ar para vinho. Para escolher um decantador, considere ainda outros fatores importantes como a facilidade de servir, as possibilidades de limpeza e o espaço para armazenamento.

Anti-pingos

É necessária alguma habilidade para servir o vinho sem que escorram gotas. E é precisamente essa a função deste acessório para vinho. Se não quer que o vinho escorra pela garrafa e manche a toalha de mesa e o rótulo, acrescente um anti-pingos à lista de essenciais.

Mangas refrigeradoras

As mangas refrigeradoras são acessórios para vinho indispensáveis para quem gosta de vinho branco fresco. As mangas devem ser colocadas no congelador até que atinjam a temperatura desejada. Logo depois, são colocadas na garrafa, arrefecendo-a rapidamente e mantendo a temperatura por mais tempo

Porquê escolher acessórios de vinho?

Beber um bom vinho é um luxo mas se pudermos prolongar e melhorar esta experiência torna-se ainda mais enriquecedor. Assim, pode escolher entre uma vasta gama de acessórios para quando beber aquele copo de vinho tão especial. Desde um bom copo a uma bomba de vácuo, são estes pormenores que vão fazer a diferença. Descubra esta oferta nas lojas Continente, na secção de acessórios para a cozinha.